Projetos Astoria e Islandwood foram encerrados devido a diversas reclamações dos desenvolvedores.

O Windows Phone sofre com a falta de suporte que muitas empresas não dão ao sistema da Microsoft, acabando por optar por simplesmente não lançar seu aplicativo para o sistema ou então fazer uma adaptação mal feita para os usuários e depois acabar por não atualizá-lo mais. Uma das tentativas da empresa em fazer com que o cenário mudasse era o Projeto Astoria, que facilitava o trabalho dos desenvolvedores para portar aplicativos do Android para o Windows Phone, o qual a Microsoft anunciou seu fim na quinta-feira, 25.

O projeto era um sopro de esperança para os usuários que gostariam de contar com mais opções de aplicativos no Windows Phone e foi encerrado exatamente no mesmo dia em que a empresa anunciou a compra da Xamarin, empresa que trabalha com ferramentas para que os desenvolvedores possam lançar seus aplicativos (para o iOS, Android e Windows Phone) de forma simples e nativa para todos os sistemas.

A empresa também havia lançado na época outro projeto nomeado de "Islandwood", este para portar aplicativos do iOS para o Windows Phone, porém, ambos acabaram ficando de lado com o passar do tempo e agora estão sendo abandonados de vez pela empresa norte-americana.

A notícia foi dada por Kevin Gallo, da Microsoft, que anunciou que a empresa acabou optando por desistir de ambos os projetos pois ouviu diversas reclamações feitas por parte dos desenvolvedores, que acham que o projeto ficou confuso e desnecessário, o que acabou travando o desenvolvimento dos dois projetos por parte da Microsoft.

Como a empresa também anunciou a compra da Xamarin, em outras palavras, a situação muda, mas certamente para um cenário mais positivo, já que o Xamarin possui muito mais suporte e sucesso do que as duas tentativas fracassadas da Microsoft.

Outra notícia é que a Microsoft pretende dar maior destaque aos aplicativos e outros disponíveis no iOS, da Apple. A expectativa é de que diversos aplicativos da loja da maçã acabem por chegar em breve ao Windows Phone, sendo mais uma excelente notícia para os usuários do sistema, que ao que parece, finalmente vão começar a parar se sofrer com a falta de compatibilidade nos aplicativos.

Por Isis Genari


Versão do aplicativo Whatsapp para o novo Windows 10 Mobile vaza por engano na Windows Store, permitindo que diversos usuários testassem a adaptação.

Embora o Whatsapp seja um dos aplicativos com mais usuários no mundo, o app, assim como diversos outros também extremamente usados e famosos, não possuem uma versão adaptada ao Windows 10 Mobile. Na verdade, desde o Windows Phone 7.X, o Whatsapp não recebe uma adaptação para os sistema da Microsoft. Tal fato mostra um certo desleixo das grandes desenvolvedoras com o sistema.

Porém, recentemente uma atualização no app para a versão mobile do Windows foi liberada por engano aos usuários, possivelmente por um erro na Windows Store, o que permitiu que diversos usuários tivessem a oportunidade de testar a versão e tirar suas conclusões sobre a adaptação.

Trata-se de uma versão beta, que na verdade é fechada e por um erro, como dito, foi liberada, e trouxe diversas novidades no visual, como a nova tela com emojis no aplicativo, com a barra de opções na parte superior e uma redução no tamanho dos ícones, que receberam ajustes para combinarem com o design do sistema.

Além das mudanças visuais, o app também está mais otimizado, rápido e fluído no sistema da Microsoft, não havendo mais alguns ''engasgos'', nas transições e animações dentro do app.

As mudanças que mais chamam a atenção, por enquanto, são essas, o que não quer dizer que devem parar por aí. Afinal de contas, o aplicativo precisa de diversos ajustes, visto que há muito tempo não recebe uma adaptação para o Windows Mobile, o que acaba por causar alguns problemas como lentidão e um visual que acaba por não combinar com a interface do sistema.

Não se sabe quando o Whatsapp pretende lançar a versão definitiva com todas as mudanças e ajustes para o Windows 10 Mobile, mas se considerarmos que o novo sistema deve ser lançado apenas definitivamente no final de fevereiro, é provável que, se não seja lançado até mesmo em conjunto com a atualização definitiva, seja lançado no máximo, algumas semanas após o lançamento oficial do novo Windows 10 Mobile.

Já não é mais possível baixar a atualização na Windows Store.

Por Isis Genari

Whatsapp para Windows 10 Mobile

Foto: Divulgação


Google Play Store oferece apps úteis e funcionais para os usuários do Android.

Com o aprimoramento tecnológico e a chegada de diversos recursos que visam proporcionar comodidade aos usuários, os desenvolvedores de aplicativos procuram atender as necessidades e o gosto de cada usuário, contudo, nem sempre esse objetivo é alcançado. Alguns aplicativos não possuem muita utilidade e sobrecarregam o aparelho, além de comprometer a autonomia da bateria do aparelho.

Para facilitar a vida dos usuários de smartphones, mais especificamente os usuários do sistema operacional Android, iremos citar alguns dos aplicativos mais úteis e que tornam sua vida mais fácil.

A Google Play Store hospeda uma infinidade de aplicativos e, muitas vezes, há uma dificuldade em encontrar o aplicativo ideal que atenda a necessidade de cada um. As ferramentas / aplicativos disponíveis possuem funções como bússola, tradutor online, calculadora científica e até afinador de violão, o que atende a gregos e troianos.

Para aumentar a funcionalidade do seu aparelho, que pode fazer muito mais que receber e realizar chamadas, citaremos alguns dos aplicativos grátis mais úteis:

O Smart Tools é um aplicativo interessante e que possui diversas funcionalidades, como bússola, medidor de distância, medidor de decibéis, velocímetro, régua, conversor de unidades, espelho, lanterna, nivelador, dentre outros. Para os mais exigentes, o aplicativo dispõe de uma versão paga que centraliza as funções e retira os anúncios de produtos.

Para os mochileiros e viajantes existe o TripAdvisor, um aplicativo baseado em um sistema de buscas das melhores atrações turísticas em todo o planeta, que inclui: hotéis, albergues, restaurantes e avaliações, comentários e fotos de outros usuários sobre os locais.

Um aplicativo pouco popular, mas bastante útil é o Google Googles. Com ele o usuário tira uma foto de um produto e o aplicativo lista uma série de informações a respeito do mesmo. Ele pode identificar autor de uma obra artística, encontrar produtos mais baratos na internet através de código de barras, identificar paisagens famosas, além de outras funcionalidades.

Além destes, citamos o clean máster, para limpar o aparelho, MalMath (calculadora científica), Wear Audio Recorder para realizar gravações de áudio com facilidade, App Lock para proteger com senhas seus aplicativos e o Google Tradutor Offline, utilizado para realizar traduções em diversos idiomas sem depender da internet, basta baixar pacotes de idioma.

Por André César

Android





CONTINUE NAVEGANDO: