O Nokia 7.1 Plus foi considerado um modelo intermediário. Ainda não se tem a ficha completa do aparelho, pois ele ainda não está disponível no mercado, o que deve ocorrer em outubro deste ano.

Os últimos três meses do ano são conhecidos pela chegada de diferentes produtos eletrônicos no mercado nacional e internacional. Uma vez que as marcas que fabricam tais objetos sabem que este é um dos momentos mais propícios para as vendas. Pois, é comum que muitas pessoas realizem compras mais caras para poderem presentear outros indivíduos. E um dos setores que costuma deixar para apresentar os seus novos lançamentos no trimestre final do ano é o de telefonia móvel. E é justamente isso que a Nokia está com a intenção de fazer, segundo alguns boatos. A marca de telefonia móvel deve apresentar o Nokia 7.1 Plus em outubro. Para saber mais informações confira o texto abaixo.

O respeito da classificação do Nokia 7.1 Plus e outras informações especuladas

Quem acompanha de perto o mundo dos smartphones sabe que esses objetos tendem a ser classificados, como inferiores, intermediários ou aparelhos top de linha, que seriam os smartphones com recursos mais sofisticados. As fabricantes, nos últimos tempos, têm investindo e muito nos considerados intermediários. E isso tem uma explicação. Pois, neste tipo de smartphone podem colocar funções mais modernas, mas em outros quesitos não se precisa investir tanto como, por exemplo, no design. Assim, nos final das contas a fabricante e o consumidor saem ganhando. A companhia por vender um bom número de unidades e as pessoas por terem aparelhos bons com um preço mais em conta.

O Nokia 7.1 Plus foi considerado um intermediário. Ainda não se tem a ficha completa do aparelho, pois ele ainda não foi disponibilizado no mercado e a respeito do lançamento deste telefone, outras informações vão ser passadas mais adiantes no decorrer do texto. Voltando aos dados que já se sabe sobre esse telefone. Tem-se a informação que a tela deve ser grande, então espere algo acima de 5 polegadas. E pensando na ideia de se economizar em alguns aspectos, o design dele não deve variar muito em relação ao que já se conhece do mundo dos smartphones. Ou seja, ausência de botões na tela, pontas levemente arredondadas, uma espessura fina, o corpo envolto com uma película para a proteção e outros pontos.

Um dado que está sendo apontado em muitos sites é que este telefone deve ter Snapdragon 710. Uma segunda aposta é que nele também vai estar disponível a versão Oreo do Android. Uma vez que este é um lançamento e o Oreo é a mais recente atualização deste sistema operacional. Por fim, outros rumores são em relação à memória do aparelho. Em algumas publicações que se têm informações sobre esse telefone, acredita-se que ele terá uma memória de 128 GB. Não se sabe se isso será a memória inicial ou então ele atinja esse potencial com o auxílio de um cartão de memória. Já a memória RAM deve ser 06 GB.

Uma avaliação sobre o sistema fotográfico deste aparelho

É importante, primeiramente, falar que sobre o sistema telefônico do Nokia 7.1 Plus não se tem nenhuma informação divulgada. Mas, é importante falar dois pontos a respeito dessa função. A primeira é que quando se trata de registrar uma imagem e a importância disso para as pessoas, as fabricantes costumam investir e trazer câmeras melhores. Assim, se compreende a lógica de telefone intermediário. Uma vez que o recurso fotográfico é um dos mais aperfeiçoados pelas empresas.

Já o segundo ponto que se é preciso salientar é, na verdade, fazer uma comparação entre o Nokia 7.1 Plus e o Nokia 7 que é o primeiro aparelho dessa família. O Nokia 7 têm duas câmeras, frontal de 05 megapixels e a traseira de 16 megapixels. Com isso, a lógica é que as câmeras do Nokia 7.1 Plus sejam ainda melhores. Isso se ele não tiver até uma câmera dupla, na parte da frente ou de trás. Mas, isso só será possível saber quando ele for lançado.

Sobre o lançamento do Nokia 7.1 Plus

Como mencionado no parágrafo de introdução, este telefone vai ser apresentado em um evento na Inglaterra no mês de outubro. Não se tem uma data definitiva para ele chegar no Brasil. Mas, isso não deve demorar. E, por fim, não se tem informações sobre o preço. Para mais detalhes acesse: https://www.nokia.com/pt_int.

Por Isabela Castro

Nokia 7.1 Plus


Novo modelo Nokia X5 terá ótimas características e um preço atrativo.

Muitas pessoas estão à espera do novo lançamento da Nokia que é o X5. Esse aparelho terá muitas funções modernas e promete agradar aos usuários que gostam de ter smartphones potentes e que tenham um valor justo. Essa é justamente a proposta do Nokia X5. Já existem algumas informações concretas sobre esse aparelho, e elas já são animadoras. Por isso, muitos usuários já esperam ansiosamente pelo lançamento desse smartphone. Então vamos ao que interessa, que são as novidades sobre esse aparelho.

Smartphone com tela de 5,86 polegadas

Uma das informações concretas desse aparelho é que ele tem uma tela grande, que possui 5,86 polegadas. Com ela é possível ver filmes, séries, vídeos e muito mais. Além disso, fica mais fácil ter acesso a todas as redes sociais e aplicativos no celular.

Câmera traseira de 13 MP 3 5 MP

A câmera traseira desse celular tem 13 MP + 5 MP e elas possuem ótima resolução e por isso o usuário vai conseguir fazer muitas fotos nesse aparelho. Como esse recurso é um dos mais usados pelos consumidores de smartphones hoje em dia, a Nokia decidiu investir na câmera. Então se o problema for tirar fotos de qualidade, ele já está resolvido.

Câmera dianteira de 8 MP

Já a câmera dianteira possui 8 MP e também possui ótima qualidade. Essa câmera é indicara para as famosas selfs feitas pela maioria dos usuários de smartphones. A imagem da foto desse smartphone é perfeita e segue a linha dos modelos de telefones anteriores da marca.

Bateria de ótima duração

Outro fator animador desse aparelho é que ele tem bateria de ótima duração, por isso ele é indicado para os usuários que precisam ficar muito tempo conectados e usando variados recursos. A bateria é de 3000 mAh e segue a qualidade de alguns concorrentes do mesmo segmento.

Sistema operacional top de linha

O sistema operacional desse smartphone é o Android 8.0, que possui muitos recursos que facilitam a vida de qualquer usuário de smartphone. O Android 8.0 é um dos mais modernos hoje em dia, e ele foi projetado para deixar o aparelho mais moderno e facilitar a vida do consumidor.

Duas opções de memória interna

Informações concretas desse aparelho dizem que o usuário terá como escolher a opção de memória interna, e elas são 32 GB e 64 GB. Ambas as opções são indicadas para quem precisa ter muito espaço interno no aparelho. Então se você é um usuário que gosta de tirar muitas fotos e gravar vídeos, e precisa de espaço para guardá-los em seu smartphone, o Nokia X5 vai facilitar muito. Vale lembrar que ter um bom espaço interno, é importante para evitar que o seu aparelho fique travando e também ajuda muito na hora da atualização dos aplicativos do aparelho.

Valor do Nokia X5

O Nokia X5 vem com ótimo valor de mercado, e isso já é muito animador. Pois a maioria dos usuários de smartphone deseja ter um bom aparelho e que não custe muito caro. Para a versão que possui 32 GB de espaço interno o valor médio de mercado será de R$459,00 no valor convertido. Já a versão de 64 GB terá o valor de R$574,00. O que se pode ver de cara, é que vale muito apena comprar esse aparelho, já que ele possui ótimas funções e tem valor abaixo do esperado.

Design moderno

Informações afirmam que esse aparelho terá design moderno e atrativo. Nada muito grandioso, porém, é uma beleza esperada pela maioria dos usuários.

Data de lançamento do Nokia X5

Não existe uma data estabelecida para esse lançamento desse aparelho. O evento que ia anunciar a data certa foi cancelado, justamente por ter vazado informações do smartphone. O que nos resta é ficar de olho nas informações que vão sair a qualquer momento!

Por Cristiane Amaral

Nokia X5


O modelo é considerado o grande lançamento da Nokia para 2018.

No mês de fevereiro aconteceu a Mobile World Congress 2018, o MWC, em Barcelona, na Espanha. Este evento tem como objetivo fazer com que as empresas apresentem os novos modelos de celulares para os consumidores e também para a imprensa. E uma das organizações que participou do congresso foi a Nokia. A companhia apresentou diferentes smartphones. Entretanto, o grande lançamento da empresa no evento foi o Nokia 8 Sirocco. Conheça agora um pouco mais sobre este aparelho.

O grande lançamento da Nokia no ano de 2018

Não é exagero nenhum, o Nokia 8 Sirocco é considerado o grande lançamento da Nokia para 2018. Pois, este smartphone já figura na lista dos melhores aparelhos que vão estar no mercado neste ano. Pois, ele apresenta uma excelente ficha técnica. Com isso, ele já é considerado um top de linha.

Este celular é uma versão com melhorias do Nokia 8. Quando as marcas usam novos componentes nos nomes dos aparelhos como “Siroco” que foi o caso da Nokia ou “Plus”; “+” como outras empresas, significa que se trata de uma versão melhor de um modelo já lançado.

Sobre a aparência do Nokia 8 Sirocco

Para este modelo, a Nokia desenhou um novo design. Pois, por mais que este aparelho conte com as pontas curvadas, o desenho foi feito de uma maneira muito leve, muito sutil. Isso deixa o aparelho mais moderno e mais bonito. Ele não conta com nenhum comando ou botão na sua parte frontal.

Só estão presentes em sua tela, a câmera frontal e uma das saídas de reprodução de áudio. Os botões estão na lateral e eles estão mais finos, também seguindo a linha de um recurso quase imperceptível, que a Nokia adotou para o design deste modelo.

A tela do Nokia 8 Sirocco tem 5.5 polegadas e ela é infinita, ou seja, ela faz aquela curva na lateral do aparelho. E tudo o que é apresentado pela tela é em alta definição. Este modelo conta com uma espessura de 7.5 milímetros. Por enquanto, a única cor que se sabe que este modelo foi fabricado é na tonalidade preta metálica. Ainda não foram divulgadas mais fotos do modelo para saber se ele foi fabricado em outras cores.

Conjunto de câmeras presentes neste celular

Hoje em dia, a grande maioria dos celulares que são vendidos contam com duas câmeras e no Nokia 8 Sirocco não é diferente. A câmera frontal tem 5 megapixels e a traseira tem 12 megapixels. Ambas as câmeras foram melhoradas e estão com uma qualidade muito melhor.

As imagens feitas são mais nítidas, com cores mais vivas e a Nokia também está com um editor de imagens com mais funções. Por exemplo, se tem uma maior quantidade de filtros para serem escolhidos. Novas dimensões de cortes para serem feitos e novas molduras para serem aplicadas, dentre outros.

Os vídeos gravados por meio deste celular são em 4k, ou seja, vídeos de uma ótima resolução.

Informações sobre o sistema operacional e outros recursos

O software usado no Nokia 8 Sirocco é o Android 8.0, uma das versões mais recentes do sistema operacional. Uma das vantagens do Android é que ele é usado pela maioria das empresas de telefonia móvel. Com isso, as pessoas já têm certo conhecimento e domínio sobre ele.

Uma das tecnologias implementadas pela Nokia neste modelo é o Gorilla Glass 5. Esta tecnologia é uma capa protetora que caso o celular tenha contato com algum material que possa causar algum defeito no aparelho ou que ele caía, ela impede os estragos. Este celular também conta com a leitura de digital. Ou seja, só pode ter acesso ao aparelho a digital que estiver cadastrada.

Memória do Nokia 8 Sirocco

Este modelo tem uma das maiores memórias inicial. Pois, ele conta com 128 GB, com o uso de um cartão de memória, o armazenamento pode ser estendido. A Nokia só não informou para quanto à memória pode crescer. A memória RAM deste smartphone é de 6 GB.

Informações sobre este modelo no Brasil e preço

Este modelo deve chegar ao mercado internacional em pouco tempo. Entretanto, para o Brasil ainda não se tem uma data. Com isso, também não tem uma ideia de qual o valor ele será vendido no mercado mobile nacional. Para acompanhar as novidades a respeito deste aparelho acesse: https://www.nokia.com/pt_int.

Por Isabela Castro

Nokia 8 Scirocco


Modelo será um dos melhores aparelhos da categoria de intermediários, oferecendo um ótimo custo-benefício para este ano de 2018.

Hoje em dia está cada vez mais raro encontrar alguém que não possua um aparelho smartphone e que não se separe dele, principalmente as gerações mais novas que estão conectadas o tempo todo.

Realmente os telefones celulares já não servem somente para fazer e receber chamadas, agora eles possuem uma infinidade de funções e recursos que os tornam indispensáveis para o trabalho e, principalmente, para o entretenimento de seus usuários.

O mercado de telefonia celular oferece uma gama de aparelhos de todas as marcas que vão desde os de valores mais baixos com funções mais básicas, os intermediários e aqueles aparelhos que são o sonho de muita gente.

Esses aparelhos realmente dão um show de tecnologia. E por falar nisso já está prestes a começar um dos principais eventos de tecnologia do ano de 2018, em que as novidades tecnológicas em aparelhos celulares são lançadas para todo o mundo.

Estamos falando do evento MWC. Contudo, um assunto que tem sido bastante comentado na internet e redes sociais em geral é a respeito do novo aparelho da Nokia, o Nokia 7 Plus. Apesar de a marca não ter adiantado nada sobre seu lançamento, reservando-o para o dia do evento, muitos rumores já surgiram, principalmente por ter ocorrido alguns vazamentos de informações e até imagens do queridinho da Nokia.

Em uma das imagens vazadas vimos o Nokia 7 Plus posicionado ao lado do aparelho mais barato da marca, o Nokia 1 e em seguida em outro vazamento, outra imagem do lançamento Nokia surge indicando algumas características importantes.

Diante dessas imagens, nós realizamos uma análise e vamos contar tudo para vocês que estão ansiosos para conhecer esse novo aparelho que com certeza vai impressionar a muitos consumidores.

Assim, ao que tudo indica o Nokia 7 Plus chegará equipado com uma nova proporção de tela, pois o seu painel é no padrão de 18:9, o que será muito utilizado nos lançamentos deste ano de 2018. Aliás, esse é o primeiro smartphone da Nokia com essa tela.

Aparentemente, a tela será de 6 polegadas, o que não pode ser confirmado ainda, já que a marca se silenciou em relação ao lançamento, mas no que se vê nas imagens é quase certeiro que seja isso mesmo.

A única declaração que a Nokia já fez em relação a este aparelho é de que ele será um dos melhores aparelhos da categoria de intermediários, oferecendo um ótimo custo-benefício para este ano de 2018. Tudo isso se dará pelo fato de o aparelho ser equipado com um hardware com excelentes predicados.

Em termos de especificações técnicas já podemos afirmar que o aparelho chega com um processador Snapdragon 660 que possui oito núcleos para processamento, tipo GPU Adreno 512. Como memória RAM temos 4 GB e de memória interna de armazenamento temos 64 GB. Além disso, ainda é possível expandir a memória por meio de cartão micro SD.

Um ponto que deve atrair muito os consumidores se relaciona as suas câmeras, já que a principal possui 13 MP e a secundária é de 12 MP, Por sua vez a queridinha da galera, que é a câmera frontal vem com 16 MP. Todas as câmeras oferecem diversos recursos para tornar ainda melhor a qualidade das fotos e dos vídeos.

Para esses e outras funcionalidades que o Nokia 7 Plus nos reserva, o Sistema Operacional é o Android 8.0 Oreo. Já a bateria é de 3.450 mAh, que deve oferecer uma boa autonomia.

Assim, segundo as informações recentes o Nokia 7 Plus e outros modelos da marca devem ser oficialmente lançados na conferencia da HMD Global que está prevista para ser realizada no dia 25 do mês de fevereiro. Em seguida os aparelhos estarão à mostra na MWC de 2018 que está previsto para acontecer entre os dias 26 do mês de fevereiro e 1º do mês de março, em Barcelona.

Por Sirlene Montes

Nokia 7 Plus


Aparelho da Nokia chega com recurso que filma com a câmera frontal e traseira ao mesmo tempo.

É difícil e, às vezes, parece até impossível, acompanhar todas as evoluções pelas quais têm passado os celulares nos últimos tempos. Pensando nisso, a Nokia veio para inovar mais uma vez no quesito de smartphones com o seu modelo Nokia 8, o mais novo aparelho que filma vídeos utilizando, ao mesmo tempo, a câmera frontal e principal.

Gostou da novidade e quer saber mais sobre ele? Nós te damos um pequeno aperitivo pra você ficar por dentro do Nokia 8. Vamos lá.

Sobre o Nokia 8

O anúncio do novo celular da marca foi feito na última quarta-feira, dia 16 de agosto. O smartphone Nokia 8 vem, como já falado anteriormente, com uma função totalmente dedicada para quem é apaixonado pelo mundo da fotografia e dos vídeos. Capaz de tirar fotos e de filmar imagens usando, ao mesmo tempo, a câmera frontal e a traseira, o resultado obtido é simplesmente incrível.

Isso porque a tela fica completamente dividida ao meio, mostrando duas imagens em uma. Incrível, não é mesmo?

Porém, é importante ressaltar que apesar de ser uma grande novidade em termos de inovações tecnológicas, o modo para capturar as imagens usando duas câmeras ao mesmo tempo não é algo inédito. Disponível em alguns celulares, o aplicativo Frontback já existe há alguns anos e possibilita o mesmo efeito.

Todavia, há dois diferenciais importantes e que precisam ser citados em relação às câmeras do Nokia 8, tanto na traseira como na frontal. Em primeiro lugar, temos as lentes da fabricante Zeiss, uma empresa líder no setor óptico e optoeletrônico.

E em segundo lugar, destaca-se o próprio aplicativo da câmera do modelo. Esse é capaz de transmitir o conteúdo que foi capturado diretamente para algumas redes sociais, como é o caso do Facebook e do Youtube. Isso em tempo quase real.

Outras especificações técnicas do Nokia 8

Foram reveladas também algumas especificações técnicas do modelo Nokia 8. Com um atrativo display de 5,3 polegadas IPS QHD e com uma resolução de 2.560 pixels por 1.440 pixels, o smartphone é considerado top de linha, utilizando o sistema Android. O processador é um Qualcomm Snapdragon 835.

Apesar do visual em acabamento espelhado na traseira do telefone, não há a utilização do vidro no design do Nokia 8. Sendo assim, o que se sabe é que a marca tem utilizado o alumínio na sua fabricação, com um efeito polido.

Com câmera frontal e traseira de 13 MP Carls Zeiss OIS e flash duplo de LED, o modelo conta com espessura de apenas 7.9 mm e memória RAM de 4 GB. Já o armazenamento interno é de 64 GB, podendo essa ser expandida com a utilização de um cartão microSD.

Outro diferencial do aparelho é a tecnologia de som surround, feita essa para a câmera da Nokia de realidade virtual e muito utilizada pelos profissionais de Hollywood, a Ozo. Com essa, o recurso consegue capturar um áudio de 360 graus, reproduzindo-o em caso do usuário estar utilizando, por exemplo, um fone de ouvido.

A HMD Global

O Nokia 8 foi apresentado como o seu primeiro smartphone top de linha com Android, isso desde que os direitos autorais da marca foram comprados, no ano de 2016, pela empresa finlandesa HDM Global. Com lançamento oficial previsto para ocorrer na Europa em setembro desse ano, o modelo foi anunciado no mercado europeu, em partes da Ásia e no Oriente Médio, no valor de 600 euros.

Com isso, o mesmo acaba competindo com outros aparelhos das principais fabricantes do mundo, como o iPhone 8 e o Samsung Galaxy S8. Conforme a empresa, a ideia é que o Nokia 8 comece apenas em mercados que possuem consumidores com maior poder aquisitivo.

Por esse motivo, ficaram de fora até o momento os grandes países da China e dos Estados Unidos. Porém, a marca não descarta planos futuros com essas localizações. Resta aguardar o desenrolar dessa história.

Kellen Kunz


Empresas apresentam soluções para que as redes 3G e 4G se tornem mais velozes e atraentes para os usuários.

As redes de Internet 5G ainda não são uma realidade, o que deve acontecer apenas daqui a 4 anos, em  2020, mas na MWC (Mobile World Congress) 2016, conferência que ocorre em Barcelona para demonstrações das novas tecnologias mobiles, deveremos não somente ter novidades a respeito do 5G, como também do 4G e do 3G.

Não é somente no Brasil que as redes 3G e 4G realmente funcionam ou possuem um número restrito de usuários, ao menos, menor do que realmente poderia e deveria ser, inclusive, a rede mais usada até hoje, ainda é a 2G que possui cerca de 51% dos usuários globais, os dados são do analista, Phil Marshall da Tolaga Research, enquanto a rede 3G possui apenas um terço dos usuários e o 4G, míseros 15%.

Na MWC deste ano, Ericsson e Nokia tentaram mudar um pouco esse quadro, antes do lançamento do 5G, apresentando soluções para que as redes 3G e 4G se tornem mais velozes e atraentes para os usuários.

A Ericsson pretende praticamente dobrar a velocidade do 3G, sem substituir os equipamentos atuais dessa rede, apenas investindo em uma melhora no software, que recebeu o nome de ''Flow of Users''. Segundo a empresa, o software funcionaria controlando a quantidade de aparelhos ativos em uma rede dentro de um determinado local, para que se tenha um grande número de pessoas tentando compartilhar a célula, fazendo com que os usuários acabem, consequentemente, por receber uma velocidade maior, algo em torno de 50%, fazendo com que a velocidade suba de 2 Mbps para cerca de 4Mbps e deve chegar em breve, no segundo trimestre deste ano.

A empresa também pensou naqueles locais que sequer possuem o 3G, e através de um componente de hardware que recebeu o nome de Ericsson Intelligent Antenna Sharing, as operadoras de celular poderão reutilizar a estrutura do 2G para adotar o 3G em mais de 60% de sua rede, o que ajuda a levar a rede 3G para diversos locais do mundo, inclusive, o Brasil, onde por mais incrível que pareça, algumas cidades ainda sequer sinal 3G possuem.

Já para o 4G, a parceria entre a Nokia e a Ericsson pretende proporcionar novas maneiras para que as operadoras possam otimizar a capacidade da rede LTE, graças a combinação de bandas de frequências distintas e nova tecnologia de antena, que devem também, fazer a rede 4G ficar mais rápida do que é atualmente.

As novidades podem ser consideradas extremamente positivas, mas, resta saber se as operadoras se adequarão e passarão a utilizar tais tecnologias a pouco tempo do lançamento do 5G.

Resta aguardar.

Por Isis Genari

Redes 3G e 4G


A Nokia anunciou que o contrato por patentes existente entre as duas marcas foi renovado por mais 5 anos.

Uma parceria de longa data e extremamente aprovada por ambos os lados, é a parceria por patentes existente entre a sul-coreana Samsung e a finlandesa Nokia. Ambas possuem um acordo por patentes, sendo que o último contrato assinado por ambas foi no começo de 2014, quando a norte-americana Microsoft havia comprado o setor de smartphones da Nokia, de olho na linha Lumia que a empresa produzia na época.

Agora, essa parceria foi renovada e demorará um pouco mais para, talvez, acabar. A Nokia anunciou em seu site oficial, no dia 1º de fevereiro, que o contrato de patentes existente entre as duas marcas, foi estendido por mais 5 anos, agora tendo término apenas em 2018.

A finlandesa anunciou em seu comunicado que, com a renovação da parceria entre ambas, a receita da Nokia deve pular de cerca de € 578 milhões no ano de 2014 para mais de € 1,02 bilhão em 2015, graças a um valor antigo de royalties, que havia sido pausado e a empresa não havia recebido os valores devidos.

Já para os próximos 3 anos, 2016, 2017 e 2018, a previsão é que a empresa consiga uma receita de € 1,3 bilhão, bem maior do que a empresa vem conseguindo obter nos últimos anos, o que deve garantir um ''gás'' para a Nokia voltar com força ao mercado de smartphones, que é um desejo da marca.

Ao menos segundo o olhar do mercado, tal parceria é considerada positiva, visto que as ações da Samsung tiveram alta de 1,1% após o anúncio da finlandesa a respeito da renovação da parceria entre ambas. Falando em mercado, aliás, em breve a Nokia deve selar a compra da Alcatel.

Não se sabe, por enquanto, quais os termos findados entre as marcas, mas, se levarmos em consideração que, a Samsung pretende produzir cada vez mais, suas próprias peças sem depender de outras empresas, a tendência é que tal parceria seja mais limitada do que em anos anteriores. Inclusive, a Samsung deve apostar mais em seu chipset, o Exynos, do que no chipset da Qualcomm, o Snapdragon no Galaxy S7, o que demonstra que, em tempos, talvez vejamos aparelhos da Samsung apenas com peças produzidas por ela.

Por Isis Genari

Nokia e Samsung


Hoje em dia, temos à disposição o extenso mercado tecnológico, mercado esse que dispõe aos seus clientes milhares de produtos de última geração. Vale ressaltar que a grande variedade produtos é um dos pontos essenciais para o sucesso desse tipo de mercado.

Dentre os aparelhos mais procurados na atualidade, podemos destacar sem sombra de dúvidas o smartphone, um aparelho que funciona como um celular, porém o mesmo possui tecnologia e funcionalidade bastante avançada que permite ao usuário realizar vários tipos de tarefas.

Para aqueles que desejam adquirir um novo smartphone e estão em busca dos recentes lançamentos, uma boa indicação é recorrer à marca da Nokia, isso mesmo, essa é uma das marcas mais conceituadas do mercado e sempre tem a sua disposição um bom lançamento. Um dos recentes lançamentos é o Lumia 1320, que chega para fazer sucesso. Mais informações a respeito do lançamento da Nokia você encontra na continuação desta matéria.

Como foi citado acima, o Lumia 1320, é um dos últimos lançamentos da Nokia e vale destacar que o mesmo é um foblet de entrada da marca. O mesmo é equipado com nada menos que o Windows Phone 8 como seu sistema operacional além da atualização GDR 3 (Black).

O design do aparelho é um dos principais pontos positivos, dispõe de design arrojado e moderno. O aparelho possui tela de seis polegadas com resolução em HD, ou seja, 720p. Ainda fazem parte do aparelho a tecnologia ClearBlack e densidade 245pi, a câmera traseira possui nada menos que 5 megapixels, flash LED e gravação em Full HD e a frontal, por sua vez, possui a tecnologia VGA.

Em relação às configurações de hardware podemos destacar: processador dual-core Snapdragon S4 de 1.7 GHz, 1GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno. Além disso, grande destaque fica por conta da bateria que possui 3.400 mAh, rádio FM além das conectividades 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

Você já pode encontrar o aparelho nas prateleiras brasileiras, o preço sugerido do mesmo é de R$ 1.399,00.

Por Bruno Henrique

Nokia Lumia 1320

Foto: Divulgação


Para quem não dispensa o uso de um bom smartphone sabe que a Nokia é uma das melhores marcas em relação a esses aparelhos. A marca já é uma velha conhecida dos brasileiros, pois atua com a fabricação de outros tipos de aparelhos. Quem já possui um smartphone da Nokia sabe da grande qualidade e praticidade que o mesmo oferece, se você ainda não possui uma dica é o Nokia Lumia 1020, um dos últimos lançamentos da marca que possui grandes novidades, as quais você pode acompanhar na continuação desta matéria.

Para quem gosta de tirar fotografias a dica é mesmo adquirir já o Nokia Lumia 1020, o aparelho foi projetado para quem gosta de tirar fotos profissionais com um aparelho que cabe no seu bolso. O grande destaque fica mesmo por conta de sua potente câmera que conta com nada menos que 41 megapixels, a mais potente do mercado, e ainda é equipada com seis lentes Carl Zeiss e a tecnologia Pure View. O modelo está disponível com três cores, são elas: preto, branco e amarelo. Lembrando que este é um modelo top de linha e a Nokia investiu bastante nele visando competir de igual para igual com a concorrência.

Além do que já foi citado acima, outra grande novidade é a presença do aplicativo Pro Camera que traz um sistema de estabilização de imagens OIS e ajustes de ISSO, foco e velocidade do obturador, amplificação de imagem em 6x o que permite a captura de vídeos com 720p de definição.

A tela do Nokia Lumia 1020 é de 4,5 polegadas e resolução de 728×1280 pixels, o gadget é acompanhado do sistema operacional Windows Phone 8. Apesar de não dispor do processador mais potente do mercado o smartphone conta com o famoso Dual-Core 1,5 GHz, 2GB de memória RAM, armazenamento interno de 32GB.

O preço sugerido da versão desbloqueada é de R$ 2.399,00 e você pode encontrá-lo nas melhores lojas físicas, virtuais, shoppings e etc.

Por Bruno Henrique

Nokia Lumia 1020

Foto: Divulgação


Empresa Nokia, que pode estar apoiando a plataforma Windows Phone, poderá finalmente estar recebendo alguma empresa da Sony.

Engadget, em um novo relatório citando as informações, revelou que a Microsoft está em negociações com a Sony para o lançamento de um novo smartphone baseado no sistema operacional Windows Phone. O relatório afirma que a Sony pode lançar um dispositivo Windows Phone agora no ano de 2014 como parte de seu line-up Vaio, sob o qual a empresa tem lançado tradicionalmente em Windows notebooks, desktops e centros de mídia.

Além do mais, o relatório informa que a gigante da cidade de Redmond – EUA também está em conversações com a fabricante de celulares chinesa, empresa ZTE, para renovar o seu interesse na plataforma do Windows Phone. No entanto, o relatório menciona claramente que as negociações da Microsoft com a Sony e ZTE ainda estão para chegar a uma conclusão concreta.

Anteriormente foi sugerido que a Microsoft, em uma tentativa de promover seu ecossistema móvel e tablet, oferecesse versões gratuitas do Windows Phone e Windows RT para os fabricantes de dispositivos. Haviam afirmado que as versões futuras livres de Windows Phone e Windows RT para os fabricantes de dispositivos estavam sob sérias considerações pelo vice-presidente-executivo da Microsoft de sistemas operacionais, Terry Myerson.  

É importante também ressaltar que a Nokia domina a plataforma Windows Phone, com uma cota de 90% do mercado, já  com o seu concorrente mais próximo, a HTC a 7% de participação, enquanto a Samsung e Huawei têm 1,8% e 1,3% do mercado cada uma, respectivamente.

Um recente relatório de estatísticas revelou que a estratégia de empurrar smartphones Lumia em diversos segmentos de preços da Nokia tem vindo a ajudar a empresa em assumir a liderança em termos de cota de mercado global de Windows Phone.

Por Luís Filipe Dias

Windows Phone em smartphones da Sony

Foto: Divulgação


Ao darmos uma olhada um pouco mais atenta no Nokia Lumia 625 iremos encontrar certas características que não deixam de ser curiosas e em muitos casos até mesmo bem-vindas.

Em primeiro lugar esse smartphone, entre os aparelhos que funcionam com o Windows Phone, sistema operacional da Microsoft, traz alguns dos melhores recursos. Vale ressaltar que o dispositivo não conta com um processador mega potente, caso do SnapDragon 600 ou 800, mesmo assim não deixa a desejar em quesitos como desempenho na navegação em aplicativos ou na utilização em multitarefas.

Uma das principais vantagens apresentadas pelo modelo é, sem dúvidas, sua tela com dimensões consideráveis de 4,7 polegadas. O aparelho também traz suporte para a 4G brasileira.

O Nokia Lumia 625 foi projetado para ser um smartphone com características intermediárias. As informações técnicas justificam esse comentário. O processador é um Qualcomm MSM8930 SnapDragon Dual-Core (clock de 1,2 GHz); de memória RAM o dispositivo tem 512 MB e para o armazenamento interno a capacidade será de 8GB. Neste último caso poderá ainda ser expansível para até 64GB por meio de cartão MicroSD. Além do acelerômetro integrado também teremos no aparelho a GPU Adreno 305.

Em testes feitos com a bateria a mesma apresentou uma autonomia de 6h30 na reprodução de vídeos de forma contínua. Tal uso pode, de certa forma, ser considerado até intenso.  No dia a dia com o uso normal do aparelho a bateria em tese terá capacidade para durar o dia inteiro. Claro que se deve levar em consideração o tipo de usuário do aparelho. De qualquer maneira é melhor prevenir e ter o carregador sempre por perto.

De uma maneira geral podemos ter o Nokia Lumia 625 como smartphone intermediário até completo. O problema do aparelho é basicamente no preço já que tem que enfrentar  a concorrência garantida do Moto G (R$ 649). O preço sugerido para o aparelho é de R$ 1.099, porém, alguns sites a varejo oferecem o aparelho por cerca de R$ 969.

Por Denisson Soares

Nokia Lumia 625

Foto: Divulgação


Todos nós temos pelo menos um celular ou smartphone e com os avanços tecnológicos, algumas pessoas possuem até três ou quatro aparelhos nos dias de hoje.

Em meio a inúmeras marcas e modelos que o mercado oferece, quais serão de fato os melhores e mais confiáveis modelos atualmente. Para te ajudar, apuramos alguns dos modelos considerados como os melhores:

Nokia Lumia 820:

O Nokia Lumia 820 equilibra satisfatoriamente o quesito valor e poder. Ele não tem o processador, câmera ou tela maior que os modelos anteriores como o Lumia 920, mas tem microSD de armazenamento, tampas removíveis e um preço mais atraente.

BlackBerry Z10:

A função Peek do BlackBerry Z10, possui recursos de câmera interessantes. O Z10 tem um acabamento de qualidade, bem como uma interface inteligente, e o armazenamento expansível, bateria removível e suporte ao Adobe Flash são todas as pequenas vitórias para o Z10.

– Sony Xperia SP:

O Sony Xperia SP é um telefone que voou um pouco sob o radar nos últimos meses. Um telefone com uma lista de especificações decente, que pode ser adquirido por um por um preço justo ao seu desempenho.

Um dos principais atrativos é a sua câmera, onde a variedade de cenários e a qualidade das imagens que ele produz foram muito além do que se espera de um smartphone.

Samsung Galaxy S4:

Com um poderoso dispositivo à prova de água e poeira o S4 é muito mais resistente do que um monte de dispositivos atualmente no mercado.

O único outro aparelho que pode coincidir com as credenciais acidentadas do S4 ativo é o Sony Xperia Z.

Galaxy S4

Samsung Galaxy S3:

Com o lançamento do Samsung Galaxy S4, o S3 tem previsivelmente caído do ranking de vendas. Mas mesmo assim o S3 é um telefone forte. O que torna o S3 ainda mais atrativo é tela Super AMOLED HD, até 128 GB de armazenamento, Music Hub, bateria, câmera rápida removível. 

Por Jaime Pargan


Lumia 525O novo Nokia Glee foi o lançamento que vazou na internet no dia 1º de outubro de 2013. A expectativa para o evento da marca no dia 22, na cidade de Abu Dhabi, está aumentando com as informações reveladas a cada dia que passa.

Nokia Glee, que será o Lumia 525, teve sua exposição por uma conta no Twitter chamada @evleaks. Este seria um dos modelos mais populares da série com especificações razoáveis, preço baixo e que, hoje, é o smartphone com Windows Phone 8 mais vendido no mundo.

Espera-se que ele mantenha o visual da linha e mude somente o seu interior, sem grandes evoluções. O que foi divulgado pela conta é que ele possui tela de 4 polegadas e um processador Snapdragon S4. Não há comentários sobre o possível preço.

A ideia da Nokia é apresentar mais novidades pensando nas festas de fim de ano. Até agora, foram divulgados quatro lançamentos para o evento: um foblet Lumia, um tablet com Windows RT, um novo Asha e uma versão econômica do Lumia 920. O Nokia Glee será o quinto dos seis dispositivos esperados para o dia. A companhia já havia afirmado que, entre todos os seus novos produtos, terá uma surpresa maior.

Por Jaime Pargan


Nokia Lumia 1520A Nokia deve apresentar mais cinco novos aparelhos nas próximas semanas em um evento da marca que ocorrerá no próximo dia 22. Até o momento, sabemos que será apresentado o lançamento que já foi divulgado há uns dias: o Lumia 1520. Ainda assim, há indícios de que a companhia tenha novos produtos que vão além do smartphone.

Para quem não sabe, a Microsoft comprou a Nokia e isso pode trazer várias mudanças. As notícias que estão correndo são de que a marca pode até trazer uma versão ainda mais nova do Lumia, junto com o próprio lançamento da geração. Mas a especulação não para por aí. Os comentários são de que este Lumia pode vir como um tablet.

O que sabemos, é que em abril deste ano a marca afirmou que lançaria quatro novos dispositivos da geração Lumia no ano de 2013. Dois deles já estão no mercado.

Quem divulgou as informações foi o site The Verge, e elas parecem ser bastante verossímeis, pois o veículo disse ter uma fonte com grande conhecimento sobre o planejamento da empresa. O site ainda afirmou que a Nokia pode apresentar algo muito especial, além dos possíveis lançamentos.

Aos entusiastas da tecnologia vale agora aguardar até que as novidades cheguem ao mercado.

Por Jaime Pargan


Surgem rumores na internet que dizem respeito a um evento que a Nokia estaria organizando.

O evento em questão ocorrerá  nos dias 26 e 27 de setembro com o intuito de mostrar ao mundo as novidades que a empresa com sede na Finlândia tem para oferecer.

Quem vazou a notícia foi o site Windows Phone Central. Pouco se sabe acerca do real motivo do evento, mas acredita-se que a empresa visa atrair os olhos do mundo para poder apresentar o seu possível tablet com sistema operacional Windows.

O dispositivo nem chegou a ser confirmado pela empresa e vídeos já pipocam na internet mostrando conceitos, designs e benchmarks de desempenho do aparelho que até o que se sabe recebe o nome de RX-114.

A Nokia foi contactada a fim de confirmar a veracidade das informações disponibilizadas até o momento, mas para a surpresa de todos a empresa apenas oficializou que não se pronunciará sobre boatos e rumores. Mas podemos manter nossas esperanças, pois todos devem lembrar que foi exatamente em setembro de 2012 que a Nokia lançou o Lumia 920. Quem sabe a empresa não pretende utilizar a mesma estratégia novamente.

Por Fernando Setoue


Hipstamatic Oggl - App da NokiaA Nokia lançou o aplicativo de fotografia Hipstamatic Oggl. Além de poder melhorar algumas características das fotos, como luz, sombra, também permite diferentes opções de capturas. Com ele, é possível capturar, usar filtros e compartilhar as imagens.

Disponível em www.windowsphone.com, o aplicativo tem características semelhantes ao Instagram, é gratuito para Nokia Lumia 920 e Nokia Lumia 820 também na Windows Phone Store.

As principais características da versão gratuita do Hipstamatic Oggl apresentam 5 possibilidades diferentes de lentes e filmes. Os chamados filtros estão pré-configurados no aplicativo e podem ser combinados, gerando diferentes resultados. Para aqueles que se entusiasmarem mais com o aplicativo, existem duas versões pagas para usar mais filtros.

As fotos tiradas e editadas no Hipstamatic Oggl podem ser compartilhadas nas redes sociais usando o Instagram, Twiter e Facebook. Segundo a Nokia, em breve também será possível compartilhar no Flickr Foursquare e Tumblr.

A empresa também afirmou que a empresa finlandesa está buscando oferecer produtos aos clientes que possam ser competitivos em relação aos concorrentes. Oferecendo experiências interativas, a Nokia possibilita o compartilhamento de imagens. É possível que a empresa ofereça outros produtos que possam ser atrativos a novos clientes.

Por Robson Quirino de Moraes


Além do lançamento do novo Lumia 1020, a Nokia também apresentou novos aplicativos para os seus smartphones Windows Phone. Os novos apps são o Path, o Flipboard e o Vine, que são compatíveis com o Windows Phone 8, da Microsoft.

Quem anunciou a novidade foi Stephen Elop, o CEO da Nokia, porém não deu muitos detalhes sobre os novos aplicativos – principalmente sobre quando eles serão disponibilizados na Windows Phone Store.

O Path é um aplicativo de uma rede social própria da Nokia, o Flipboard é uma espécie de software agregador de conteúdos e o Vine é um aplicativo direcionado para os vídeos gravados pelo usuário.

Esses três apps já mostram que a preocupação com o sistema operacional WP 8 vem aumentando, pois ainda não foram disponibilizados aplicativos dos serviços do Google, do Instagram, do Pinterest e do Dropbox, por exemplo.

Além das três novidades, foi anunciado que o Hipstamatic também será disponibilizado para os Windows Phones. Este app é muito famoso no mercado, no ramo de editores de imagens.

Com os lançamentos, espera-se que mais aplicativos cheguem a Windows Phone Store muito em breve, o que ajudará a crescer o mercado dos gadgets com sistema operacional da Microsoft.

Por Guilherme Marcon


A filandesa Nokia apresentou o modelo Asha 501, um smatphone desenvolvido para países emergentes como Índia e Brasil. Com um baixo custo, mas recursos valiosos, que não deixam o usuário na mão. O Asha chegará ao país em julho e o preço será bem competitivo.

O modelo terá versões para um ou dois chips, além de conexão Wi-Fi e bateria que dura até 17 horas realizando chamadas. O Asha 501 tem tela sensível ao toque de 3 polegadas, cartão de memória de 4 GB, expansível até 32 GB com cartão de memória e câmera de 3,2 megapixels.

O sistema operacional é desenvolvido pela própria Nokia, com uma interface bonita e que permite interação com as principais redes sociais. Foram desenvolvidos ícones próprios de atallhos para os aplicativos das redes: Facebook, Twitter, Foursquare, Linkedln, WatsApp e outros.

A aparência do modelo é um dos seus pontos fortes. Com design limpo, o modelo estará disponível em 6 cores: amarelo, branco, preto, vermelho e verde. A capa traseira também permite mudança de cores, de acordo com o desejo do usuário. O modelo ainda apresenta GPS e recursos como o navegador Nokia Express e uma ferramenta de mapas.

Nokia Asha 501

Por Robson Quirino de Moraes


Nokia Lumia 928No último dia 10 de maio a Nokia anunciou um comunicado à imprensa sobre o Lumia 928, seu novo smartphone. O modelo é uma atualização do Lumia 920 que foi lançado em 2012 e conta com tela de 4,5 polegadas com OLED e flash Xenon.

A principal novidade do smartphone é sua tela, pois o Lumia 920 conta com display LED, enquanto que o 928 possui tela OLED que é mais fino e possui uma definição de cores bem melhor, além de consumir menos bateria. A tela do smartphone ainda possui densidade de 334 ppi e diversos melhoramentos no touchscreen, que agora é capaz de reconhecer o toque do usuário mesmo com luvas.

O flash conta com Xenon, mostrando como a Nokia deu bastante atenção a este ponto. Porém, a câmera continua sendo praticamente a mesma de seu antecessor, com 8,7 megapixels com Pureview, lentes Carl Zeiss Tessar f/2.0 e auto-foco.

Além disso, o Lumia 928 vem com processador Snapdragon S4 Dual-Core de 1,5 GHz, memória RAM de 1 GB, armazenamento interno de 32 GB e bateria de 2.000 mAh. O modelo ainda traz carregador sem fio integrado, os softwares Nokia Music e Here Maps e ainda conta com tecnologia NFC.

O aparelho será vendido nas cores preta ou branca pela operadora Verizon Wireless por apenas US$ 99,99, aproximadamente R$ 200. 

Por Felipe Santos Bonfim


Na última segunda-feira, 13 de maio, a Nokia apresentou seu mais novo smartphone top de linha com Windows Phone 8, o Lumia 925. O aparelho é parecido com o Lumia 920, mas seu corpo é feito de alumínio e suas medidas são bem menores. Além disso, o novo smartphone traz tela de 4,5 polegadas com AMOLED PureMotion HD+.

O Lumia 925 conta com processador dual-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz, memória RAM de 1 GB, 16 GB de armazenamento interno, câmera de 8,7 megapixels com tecnologia PureView e bateria com 2.000 mAh com tecnologia de carregamento sem fio. Além disso, o smartphone possui conexão NFC, Bluetooth, Wi-Fi, 3G e 4G compatível com o padrão brasileiro.

Ao contrário dos aparelhos da linha Lumia, o Lumia 925 estará disponível apenas nas cores cinza, branco e preto. Porém, de acordo com a Nokia, o smartphone poderá receber o visual colorido através de capas.

A partir de junho, o Lumia 925 chegará a China e a Europa por 469 euros, aproximadamente R$ 1.230, e logo depois é a vez dos Estados Unidos receber o modelo. Ainda não se sabe quando o novo smartphone da Nokia chegará ao mercado brasileiro.

Por Felipe Santos Bonfim

 


A Nokia, fabricante de dispositivos móveis de origem finlandesa, anunciou na última semana o lançamento no mercado brasileiro do seu novo smartphone o Nokia Lumia 720.

Nos próximos dias o celular já poderá ser encontrado pelos consumidores nas lojas de todo o país.

Como todos os celulares lançados recentemente da linha Lumia, o 720 têm seu funcionamento baseado no Windows Phone 8 como sistema operacional.

O aparelho virá com tela de 4,3 polegadas equipada com a tecnologia Clear Black que possibilita sua visualização mesmo em ambientes com muita luz. Além disso, a tecnologia touchscreen é ultra sensível e o usuário pode utilizá-la mesmo se estiver vestindo luvas.

O Lumia 720 contará com um processador Qualcomm de 1Ghz e 512Mb de memória RAM para processamento dos dados. A capacidade de armazenamento é de 8GB. O usuário terá à disposição duas câmeras, uma principal na parte traseira com 6,7 megapixels e lentes Carl Zeiss e uma frontal para conferência com 1,2 megapixels, as duas podem fazer vídeos em alta definição.

O preço informado é de R$ 1.069 e se a desoneração for repassada ao consumidor esse valor pode cair para R$ 969 de acordo com a fabricante.

Nokia Lumia 720 no Brasil

Por Bruno Hardt


A fabricante finlandesa Nokia lançou o novo modelo de celular dual-chip Asha 205 no Brasil.

O modelo Asha 205 é o primeiro com uma tecla dedicada para o acesso ao Facebook contando com a tecnologia Nokia Slam, ou seja, é um recurso que permite trocas de arquivos entre os celulares mesmo que não possuam essa tecnologia. O preço sugerido para o lançamento é de R$ 229.

O Design do aparelho é muito bonito. Ele tem a tela de 2,4 polegadas e uma boa definição, teclado QWERTY completo e aplicativos para redes sociais, como Twitter e Facebook. O Asha 205 possibilita utilizar dois cartões SIM alternando facilmente ao usar mais de um número ou ao trocar a operadora.

A bateria do celular tem maior durabilidade, são 37 dias em standby com um chip e 25 dias com o dual-chip, e para quem gosta de se distrair com games esse aparelho vem com 40  joguinhos EA pré-instalados na memória.

O ponto negativo é que o aparelho não aceita a conexão com a internet por meio de Wi-Fi ou 3G, só aceita o 2G, um método considerado mais lento e mais caro.

Por Mariana Rodrigues


O carro-chefe dos Windows Phone 8 da finlandesa Nokia, o Lumia 920, já possui data exata para chegar ao mercado brasileiro: será no dia 20 de fevereiro.

De acordo com uma divulgação oficial, o gadget será apresentado em um evento na cidade de São Paulo e sua pré-venda começará antes do evento, no dia 14 de fevereiro. Uma das características que mais chamam a atenção, para nós brasileiros, é o fato de que o Lumia 920 será o primeiro smartphone da Nokia compatível com o nosso 4G.

Junto do 920, outros dispositivos da finlandesa devem chegar ao Brasil em fevereiro, sendo eles o Lumia 620 e o Lumia 820, que já foram liberados pela Anatel e deverão chegar às lojas muito em breve.

Enquanto que estes smartphones serão a novidade no Brasil, há rumores de que a Nokia vai apresentar quatro gadgets inéditos durante o Mobile World Congress deste ano, que vai acontecer em Barcelona logo após o lançamento do Lumia 920 no Brasil.

Além do destaque para a compatibilidade com o 4G brasileiro, o Lumia 920 se destaca pela câmera PureView e pelo display com 4.5 polegadas e 1280 x 768 pixels de resolução (HD).

Por Guilherme Marcon


Aparelhos de celular com a mais alta tecnologia e com funções que vão além de efetuar e receber chamadas é a proposta da empresa oriental Nokia. Isso explica porque o lançamento Nokia Lumia 900, como foi batizado o mais novo celular fabricado pela companhia, já é um verdadeiro sucesso em vendas.

O que ele traz de tão inovador para já estar experimentando tanto sucesso? O novo Lumia 900 vem com Windows Phone 7, processador de 1.4 Ghz, câmera 8.0MP Carl Zeiss com Flash LED e vídeo em HD e memória interna de 16GB. Todas estas funcionalidades existem porque a Nokia sabe que, atualmente, um celular funciona como um verdadeiro escritório onde muitas decisões, empresariais e pessoais, são tomadas todos os dias. Por isso, você precisa de um Lumia 900 Nokia para lhe acompanhar diariamente.

O Nokia Lumia 900 também é leve e de design inovador, tendo também muita beleza para oferecer em seu modelo. O preço está em torno de R$ 1.700,00, sendo que há modelos usados que estão à venda por R$ 1.300,00 e em ótimas condições de conservação.

Caso tenha se interessado e goste de tecnologia, está na hora de pensar em comprar o seu Nokia Lumia 900.  

Por Michele de Oliveira


Uma disputa judicial foi finalizada entre empresas do ramo de eletrônicos, pois a RIM e a Nokia chegaram a um acordo sobre um impasse de patentes que possuíam.

A história está relacionada ao fim de todos os processos de patentes envolvendo as duas empresas para evitar mais prejuízos pela finlandesa que está passando por difícil situação financeira.

Os detalhes deste acordo não foram divulgados pelas envolvidas e o que se sabe é apenas que nele estão incluídos um montante de recursos que será pago pela RIM à Nokia.

Fonte: Reuters

Por Ana Camila Neves Morais


Recentemente, alguns usuários dos Lumias 800 e 900 receberam a atualização oficial para a nova versão do Windows Phone, a  7.8.  

A Nokia liberou o update no último domingo, 16 de dezembro, contrariando todos os rumores que diziam que ela só liberaria a atualização no primeiro semestre do ano que vem.

O Windows Phone 7.8 conta com quatro atualizações separadas, através do Zune desktop, trazendo várias melhorias, como as novas telas de boot e as Live Tiles redimensionáveis iguais a do Windows 8.
Além disso, a nova plataforma traz uma permissão para que as fabricantes consigam personalizá-la, como por exemplo a Nokia, que irá trazer um aplicativo de compartilhamento de contatos, um para edição de ringtones e um de músicas por Bluetooth.

Além disso, o Windows Phone 7.8  traz suporte a um recurso chamado Rooms do Windows 8, o Xbox Music e o SmartGlass. A única notícia ruim é que o sistema manterá o Internet Explorer, que vem em sua versão 9.0 e traz somente algumas atualizações de segurança. Porém, agora, será possível acrescentar a tela de bloqueio de aplicativos, como e-mail, mensagens ou calendário.

Ainda não houve nenhum pronunciamento feito pela Microsoft ou pela Nokia referente ao update, a única informação até o momento é que os consumidores da Europa já conseguiram fazer a atualização do sistema.

Por Felipe Santos Bonfim


Finalmente o novo top de linha da Nokia foi homologado pela Anatel. O Lumia 920 agora está pronto para ser comercializado no Brasil, inclusive dotado de compatibilidade com o nosso 4G.

Conforme a divulgação no site da Anatel, o aparelho pode ser visualizado por meio de fotos postadas, além de ser possível conferir o manual de inscrições do smartphone. Ao contrário do iPhone 5, o Lumia 920 consegue operar nas seguintes frequências LTE: 2600/2100/1800/900, ou seja, inclui a frequência brasileira do 4G.

O smartphone, cujo slogan é “o mais inovador do mundo”, conta com câmera PureView de 8.7 MP na parte de trás, sistema operacional Windows Phone 8, função LiveSight, processador de dois núcleos com 1.5 GHz no modelo Snapdragon S4, tela com 4.5 polegadas e tecnologia PureMotion HD+ e 1280 x 768 pixels de resolução. Além disso, a capacidade de armazenamento interno é de 32 GB, não sendo possível expandir por meio de cartão microSD.

O novo aparelho da Nokia tem previsão de chegada no mercado brasileiro para o primeiro trimestre do ano que vem. Entretanto, não há informações sobre o preço que será cobrado, nem data exata de lançamento. Para efeito de comparação, na Itália e na Suécia o Lumia 920 é 10% mais caro que o Galaxy S3.

Por Guilherme Marcon


No último dia 5, a Nokia anunciou seu mais novo smartphone com sistema operacional Windows Phone 8. O nome do aparelho é Lumia 620 e ele veio para integrar a linha de aparelhos de baixo custo da finlandesa.

O novo smartphone foi disponibilizado em seis cores: branca, laranja, preta, azul ciano, magenta e verde limão. Além disso, ele possui tela de 3.8 polegadas WVGA, processador de 1 GHz Krait, câmera na parte de trás com 5 MP com LED, capacidade interna de armazenamento de 8 GB, memória RAM de 512 MB e câmera VGA na parte da frente.

Ainda, o Lumia 620 conta com expansão de memória interna por meio de cartão microSD, compatibilidade com Wi-Fi, 2G e 3G (sem 4G) , além de GPS e HSDPA. E, também, como o aparelho integra a linha Lumia com Windows Phone, ele tem acesso a alguns serviços da Nokia, como Nokia Music, Drive e Rington Maker.

Pelo visto, a expectativa é que o novo Lumia 620 dispute frente a frente o mercado com o HTC Windows Phone 8S pelo título de melhor celular inteligente econômico com sistema operacional móvel da Microsoft.

O celular será lançado em janeiro de 2013 no Oriente Médio e na Europa. No Brasil, o dispositivo deve chegar no primeiro trimestre de 2013. O valor é bem baixo, algo em torno de US$ 250, mais ou menos R$ 500.

Por Guilherme Marcon


Em um mercado onde a concorrência está mais acirrada do que nunca, as grandes marcas de celulares disputam por um espaço entre os mais requisitados, todavia, para atender o gosto popular e dobrar as vendas é necessário que medidas inteligentes sejam tomadas e as novidades cheguem aos clientes com preço popular.

Desta maneira a Nokia conseguiu elaborar dois aparelhos celulares que reúnem alta tecnologia, qualidade, design moderno e o que é melhor: preço baixo. Esses celulares serão comercializados no Brasil a partir de 2013. Entre os recursos destes aparelhos destacados o acesso dinâmico à internet, diversidade de jogos, capacidade avançada de arquivos em áudio, câmera fotográfica, entre outros.

As duas versões são denominadas de Asha 205 e Asha 206, que, aliás, têm um botão específico para conexão ao Facebook. Vale ressaltar que são diversas cores e o design é moderníssimo. Estes aparelhos possuem suporte para dois chips, Bluetooth e tela de 2.4 polegadas.

Segundo informações do site da Nokia, o valor deste aparelho será inferior a R$ 200,00. Muitos países já receberam a novidade e já aprovaram estes dois celulares da marca.

Ainda não foi divulgada a data exata para que os aparelhos passem a ser comercializados no Brasil, todavia, a informação de que eles serão vendidos em 2013 foi confirmada pela Nokia.

Por Sérgio Silva


O mercado de smartphones terá novidades interessantes vindas da Nokia a qual informou neste mês de novembro que seus modelos Lumia 920 e Lumia 820 estarão equipados com tecnologia 4G no próximo ano.

Segundo a Nokia seus aparelhos terão uma rede 4G a uma freqüência de 2,5 GHz e tendo como sistema operacional o Windows Phone 8 com mais funcionalidades além de aplicativos interessantes como o Nokia Foto (tira diversas fotos de uma única cena), Nokia Lente (aumenta a realidade para mostrar locais ao dono de telefone) e o Kids Corner (espaço do smartphone para crianças sem o perigo de que dados sejam perdidos).

Por Ana Camila Neves Morais


Há pouco tempo, a Nokia resolveu voltar a investir no mercado de smartphones de baixo custo. Com isso, a empresa anunciou um novo aparelho, chamado Lumia 510, que roda Windows Phone 7.5.

O 510 surgiu para substituir o Lumia 610 no mercado de aparelhos de baixo custo e conta com características razoáveis, como tela de 4 polegadas (com resolução de 800 x 480 pixels), memória RAM de 256 MB, processador Snapdragon S1 com um núcleo e 800 MHz, memória interna para armazenamento de 4 GB (sem entrada para microSD) e câmera na parte de trás com 5 MP. Para compensar as características medianas, a Nokia disponibilizou alguns aplicativos pré-instalados, como Internet Explorer 9, Nokia Maps, Microsoft Office, Nokia Drive e Nokia Transport. Além disso, quem adquirir o aparelho também poderá utilizar até 7 GB de armazenamento via SkyDrive. As cores disponíveis para o smartphone são: amarelo, branco, ciano, vermelho e preto.

O novo Lumia 510 deverá chegar às lojas de todo o mundo neste mês de novembro. Nos Estados Unidos, seu valor será de US$ 199, mais ou menos R$ 405 sem impostos. Já no Brasil, o seu valor ainda não foi divulgado.

Por Guilherme Marcon


A Nokia fez uma parceria com a Synaptics e criou um novo sensor de toque muito mais sensível para o Lumia 920. Foram feitos testes na última quarta-feira, 26 de setembro, na tela do smartphone e para a surpresa do público ela consegue ser usada mesmo com luvas e até obedece aos comandos feitos com talheres.

Nos testes feitos pelo site WP Central, o Lumia 920 atendeu aos comandos feitos através de mãos usando luvas, por garfos e até colheres, tudo isso sem nenhum problema. A tela do aparelho também é protegida pelo Gorilla Glass 2.

O novo recurso, batizado de Super Sentive, do Lumia 920 deverá trazer grandes benefícios para as pessoas que têm unhas grandes,  já que a tela reconhece aos comandos de praticamente todos os objetos.

O recurso presente no display do Lumia 920 será uma das armas que a Nokia pretende usar a favor da linha Lumia, que já traz carregador de bateria sem fio e câmera PureView. A companhia informou que o Lumia 820 também receberá o novo sensor.

Os dois aparelhos ainda não têm data de lançamento oficializada pela fabricante, mas a expectativa é que eles sejam lançados em novembro.

Por Felipe Santos Bonfim


Após a HTC ter revelado sua nova linha de dispositivos tendo o Windows Phone 8 como sistema operacional, as concorrentes começaram a fazer seus comentários ácidos em cima da fabricante.

A Nokia, que vem abrindo as portas para a nova geração da plataforma móvel da Microsoft, não perdeu tempo e já deu uma alfinetada na nova linha da HTC.

Chris Weber, responsável pelo marketing da Nokia, deu uma entrevista ao site The Verge e comentou que o anúncio da HTC seria somente as boas novas para o ecossistema do Windows Phone 8 e afirmou que enquanto algumas fabricantes adotam a tática de reaproveitar seus produtos usando o Windows Phone como plataforma, a fabricante finlandesa prefere lançar a franquia Lumia exclusiva.

Segundo Chris, a Nokia está fazendo grandes experiências totalmente diferentes com o Windows Phone, como por exemplo, as funcionalidades de navegação e localização, o PureView, o Nokia Music e o carregamento sem fio. E afirmou que a companhia está apenas começando, pois há muito mais novidades a caminho.

Em seu Twitter, Weber falou que é necessário muito mais do que igualar cores para conseguir passar à frente do Lumia 920.

Atualmente, a Nokia está totalmente focada nos modelos 820 e 920 da franquia Lumia, que deverão chegar ao país em novembro deste ano.

Por Felipe Santos Bonfim


A Nokia mostrou o relatório de todas as suas vendas realizadas nos últimos três meses. No Canadá e nos Estados Unidos, os aparelhos Lumia conseguiram obter bons resultados, chegando à marca de 600 mil dispositivos vendidos. Os números são muito bons, ainda mais se levarmos em conta o desempenho dos últimos aparelhos da companhia.

Isso mostra uma reação da companhia no mercado, tendo em vista que a fabricante finlandesa já foi líder de mercado por vários anos, mas ultimamente vem sofrendo alguns prejuízos. Ainda assim, falta muito para a Nokia conseguir recuperar sua potência de antigamente.

A própria Nokia já havia falado que está contando com a ajuda de seus funcionários para conseguir se reerguer. Stephen Elop, CEO da Nokia, disse que o segundo trimestre foi bem difícil, mas todos os funcionários da companhia estão mostrando determinação para conseguir fortalecer a competitividade, gerenciando os recursos financeiros e melhorando o modelo operacional.

A grande razão dos problemas da Nokia nos últimos tempos sem dúvida foi a escolha do sistema operacional que a fabricante utilizou em seus smartphones. O Symbian não conseguiu trazer bons resultados e o MeeGo foi totalmente devastado pela plataforma Android. Agora, a empresa está apostando todas as suas fichas no Windows Phone da Microsoft e até então essa parece a única forma para a companhia voltar a ser competitiva no mercado.

Por Guilherme Marcon


Quem gosta de fotografar pelo celular não pode perder esta oportunidade. A Nokia anunciou nesta última quarta-feira, dia 18 de julho, o lançamento do seu mais novo smartphone, o 808 PureView, com câmera integrada de 38 megapixels.

O lançamento chegará ao Brasil ainda este mês pelo preço de R$ 2 mil. O modelo supera outros lançamentos recentes no mercado, como o Sony Xperia S (12 megapixels) e também o iPhone 4S (8 megapixels).

O celular também vem integrado com o sistema operacional Symbian, exclusivo da marca. Infelizmente, a plataforma deixou de ser a líder para smartphones, perdendo o posto para as versões do Windows Phone, da Microsoft. Atualmente, já são quatro aparelhos desta linha: Lumia 610, Lumia 700, Lumia 800 e Lumia 900. A empresa já deu o sinal de que este último chegará em breve ao nosso país.

O novo modelo chegará ao mercado na cor preta, com uma tela de 4 polegadas e acabamento melhor para resistir às quedas. O aparelho também vem com memória interna de 16 GB, áudio de 5.1 Dobly Digital Plus. A câmera de alta resolução também fará vídeos em Full HD (1080p).

Você poderá obter o 808 PureView nas lojas da Nokia (online e física) e também na Fnac e Fast Shop.

Por Tadeu Goulart


Com o constante crescimento do mercado de celulares inteligentes, a Microsoft e a Nokia enfrentam um problema sério com relação ao seu Windows Phone. Isso, pelo fato de o mercado estar dominado pelo iPhone e pelo Android, e todos os desenvolvedores focarem nestes dois para o desenvolvimento de aplicativos.

Com esse problema em mãos, a Microsoft e a Nokia resolveram investir 18 milhões de euros no desenvolvimento de um programa que criará aplicativos, chamado AppCampus. O projeto do programa será conduzido pela Universidade Aalto, no período de três anos.

Aplicativos populares como o das redes sociais Twitter, Foursquare e Facebook estão disponíveis para o Windows Phone, o problema são os aplicativos especializados e diferenciados. Em comparação aos 500 mil apps disponíveis na App Store ou na Google Play, os 65 mil aplicativos da Windows Phone Marketplace são muito fracos na competição de mercado.

Em uma pesquisa realizada pelo IDC/Appcelerator, apenas 37% dos desenvolvedores se interessam pelo Windows Phone, enquanto 79% se interessam pelos Android e 89% pelo iPhone.

O grande problema agora é enfrentar a baixa qualidade dos apps, sem esquecer a baixa quantidade de apps disponíveis, para o WP, fato que tem prejudicado o apelo publicitário feito pela Nokia com relação ao Lumia.

Por Guilherme Marcon


A “Jornada com Uma Bateria” (The One Battery Journey, canal do YouTube) foi feita por um blogueiro polonês, Pawel Hammer. Se é uma jogada estratégica da Nokia ou não, ninguém sabe dizer ao certo, mas o “viajante” mostrou que uma pessoa é capaz de fazer uma “volta ao mundo” com apenas uma carga de bateria do Nokia E6.

Hammer visitou várias cidades do mundo, fazendo vídeos com o seu aparelho Nokia para comprovar a viagem. O que tudo nos mostra é que realmente as viagens foram feitas utilizando apenas uma carga da bateria do aparelho celular.

No canal do YouTube The One Battery Journey é possível ver todos os vídeos feitos durante a jornada, são 18 vídeos no total. O viajante passou por quatro continentes e doze países diferentes, sendo locais como Nova Iorque, Hong Kong, Londres, Cairo, Istambul, Cingapura, Los Angeles, Abu Dhabi, Mumbai, São Francisco e Yokohama.

Around the World on One Battery, conforme dados do YouTube, foi acessado pelo Foursquare, Facebook e, claro, YouTube. Além disso, foram cerca de 10 milhões de impressões acerca do projeto, que apareceu na televisão, em noticiários.

Há uma ponta de estratégia publicitária da Nokia evidente, principalmente quando, após aparecer o aparelho e a marca, Pawel termina o vídeo dizendo que a bateria afirma estar em 0%, mas continua funcionando; e “É surpreendente”, diz o blogueiro.

Por Guilherme Marcon


No dia 22 de março, a Nokia lançou no país os seus novos smartphones Lumia 710 e Lumia 800. Os aparelhos são os primeiros smartphones com Windows Phone no Brasil.

Apesar da procura não ter sido intensa, os aparelhos chamaram a atenção de inúmeros consumidores que buscavam o primeiro smartphone e também aqueles que pretendiam trocar o seu sistema Android ou iOS.

Na tentativa de atrair mais consumidores, a Nokia realizou inúmeros eventos em parceria com diversas lojas do varejo e operadoras de telefonia móvel.

No dia 21 de março, a Nokia promoveu um coquetel para apresentar os seus novos aparelhos da série Lumia. O lançamento veio com a divulgação dos valores dos aparelhos, sendo que o Lumia 710 custa cerca de R$ 999 e o Lumia 800 cerca de R$ 1.699. Os aparelhos apresentam tela touchscreen e design bem moderno.

Quanto às configurações, o Lumia 710 tem câmera de 5 MP, 8 GB de armazenamento, 1.4 GHz de processador, 512 MB de memória RAM e tela de 3.5 polegadas. Já o Lumia 800 tem câmera de 8 MP, 16 GB de armazenamento, 1.4 GHz de processador, 512 MB de memória RAM e tela de 3.7 polegadas.

Por Guilherme Marcon


Como se não bastassem as super configurações dos smartphones atuais, a Nokia lançou no Mobile World Congress 2012, que aconteceu neste mês, um smartphone com câmera de 41 megapixels.

Na realidade são 38 MP apenas, por limitações da lente, mas ainda assim supera de longe qualquer câmera de qualquer smartphone, até mesmo o Samsung Galaxy S II, iPhone 4S, N8, entre outros.

Foi realmente uma grande surpresa para o mercado de dispositivos móveis, pois praticamente é uma câmera disfarçada de celular. Além dos poderosos 41 MP da configuração da câmera, a tecnologia utilizada no processamento de pixels no Nokia 808 PureView segue a linha das lentes Carl Zeiss e condensa sete pixels e apenas um, deixando a imagem muito mais nítida.

O aparelho, além das ótimas fotos, é capaz de fazer vídeos em Full HD com 1080p de resolução.

Apesar do smartphone ser uma revolução no quesito câmera, suas outras configurações não impressionam: processador de 1,3 GHz, tela nHD de 640 x 360 pixels e 512 MB de memória RAM.

Não há previsão para o Nokia 808 PureView chegar ao Brasil, mas na Europa ele está à venda e custa cerca de 450 euros.

Por Guilherme Marcon


O site Tech Crunch divulgou a novidade da Nokia, referente ao app Nokia Maps, que já existe há um ano e roda em Android, iPhone e iPad.

Agora é possível ouvir de graça as direções a serem tomadas, como um GPS normal, sem ter que ficar olhando para a tela do seu aparelho.

O site do Nokia Maps no dispositivo móvel é m.maps.nokia.com. Mesmo sendo apenas em inglês, a funcionalidade do aplicativo é muito boa, e vem com um diferencial de ter navegações com transporte público e a pé, além de navegação via carro.

Como um GPS normal (dependendo do tipo, claro), quando for utilizar o Nokia Maps, basta digitar a origem e o destino. Na sequência será feita a pergunta se você deseja ter as orientações por áudio ou não. Se você responder “sim”, será feito o download de um arquivo – apenas na primeira vez que utilizar esta opção – com cerca de 2 MB, e depois partirá para as instruções em inglês britânico.

Por enquanto, a opção de orientação via áudio só está disponível na versão de navegação a pé.

Ainda assim, um dos grandes diferenciais é ter, além da exibição de mapa padrão com ruas e nomes, a visão por satélite, a visão via transporte público e também uma ótima opção que é a visão de tráfego ao vivo, que auxilia a planejar melhor a sua rota.

Por Guilherme Marcon


A Nokia Siemens Network afirmou, no dia 27 de fevereiro, ter batido o recorde mundial no quesito velocidade de dados, pois chegou a uma velocidade de mais de 1,4 Gbps, com a rede 4G. A divulgação foi feita durante o World Mobile Congress 2012, em Barcelona, e foi uma informação muito relevante para a empresa, tendo em vista a utilização do LTE-Advanced (4G) com sistema de 100 MHz de espectro.

Um dos fatos interessantes mostrados foi que, em questão de chamadas com transferências de dados muito grandes, contando também com o streaming HD de vídeo, aconteceram picos de 1.429 Gbps (gigabits por segundo).

Um dos apontamentos feitos pela Nokia Siemens, no evento, foi de que isso mostra e prova, para as operadoras de telefonia móvel, o grande potencial, independente do local, da LTE-Advanced, oferecedora de banda larga móvel.

No MWC 2012, a Nokia Siemens apresentou as grandes inovações no seu portfólio de produtos Liquid Net, sendo que tudo foi desenvolvido para funcionar na sua forma mais perfeita com a gestão da experiência do cliente e a expertise da equipe de serviços da empresa.

Por Guilherme Marcon


O novo Nokia Lumia 800 é um modelo de smartphone que permite acessar as redes sociais e contatar grupos mediante a um só toque.

O aparelho possui uma tela AMOLED de 3.7 polegadas e está munido de um processador de 1.4 GHz, provido de aceleração de hardware e processador gráfico.

Além disso, o smartphone possui também câmera de 8 megapixels (com capacidade para gravar vídeos em HD) e memória interna de 16 GB.

O Lumia 800 tem acesso direto ao serviço Skydrive, que permite o armazenamento de até 25 GB de conteúdos na nuvem (Cloud Computing).

A aplicação Zune para PC possibilita a sincronização de música e de vídeos, além de permitir a realização de atualizações no Windows Phone.

Para conferir mais informações sobre o aparelho, acesse o site www.nokia.com.


A Nokia lançou seu novo aparelho, o Nokia N9. O smartphone possui o sistema MeeGo, que foi construído em uma parceria entre a Nokia e a Intel, a partir do Linux.

Possui uma tela multitouch com resolução 854×480 com vidro resistente a riscos,  polarizador anti-reflexo com dimensão de 3.9 polegadas com 16,7 milhões de cores.

O aparelho possui uma câmera digital com lente grande-angular de 8 mega pixels e sistema ótico Carl Zeiss com foco automático e captura vídeo em HD 720p., a fabricante  promete uma boa qualidade de imagem, mesmo em ambientes de baixa iluminação, devido a grande abertura da lente e ao Flash LED duplo.

O processador é um ARM Cortex A8 OMAP3630 de 1GHz e 1GB de RAM.

O Nokia N9  possui tecnologia NFC; Bluetooth; Wi-Fi; USB 2.0 de alta velocidade com conector micro USB para transferência de dados e carregamento; câmera frontal para chamadas de vídeo,  e mapas com orientação com voz para navegação.

Como no iPhone, o Nokia N9 não tem a bateria removível, os criadores garantem que a  autonomia é de até sete horas de conversação com o 3G em funcionamento.

Existem duas versões de aparelho, uma com armazenamento  de 16 GB, e outra com os impressionantes 64GB.

Por Sérgio Martins


A Nokia anunciou que está sendo desenvolvida uma atualização de software para a correção de alguns problemas na vida útil e carga da bateria do smartphone recém-lançado: Nokia 800 Lumia, que têm sido relatadas pelos seus usuários.

Algo parecido aconteceu com a concorrente Apple, que desenvolveu uma atualização para o iPhone 4S, pois o mesmo apresentou críticos problemas na condição da bateria.

Na verdade, a Nokia planeja lançar duas atualizações de software nos próximos meses para que todos os problemas sejam resolvidos.

A Nokia anunciou que “uma atualização de software no início de dezembro vai incluir melhorias para a eficiência de energia, enquanto uma segunda atualização no início de janeiro introduz novas melhorias para a vida útil da bateria e carregamento da mesma. Ambas as atualizações estarão disponíveis via Zune.”

Numerosos relatos de usuários deram o ímpeto a Nokia para resolver o problema.

Parece que a Nokia não vai revelar o que causa os problemas na bateria do 800 Lumia. Porém, rapidamente garantiu uma correção para o software do smartphone, o que deixa os usuários bem mais tranquilos.

Por Junior Belluzzo


A Microsoft sabe que as vendas do smartphones com o seu sistema operacional Windows Phone 7 não vão bem. A participação no mercado é pequena e a Apple e os aparelhos com Android seguem dominando o mercado e deixando a Microsoft para trás. Mesmo assim a empresa americana, criadora do Windows, do Office e do Internet Explorer, quer vender 100 milhões unidades de smartphones com WP7 por ano.

O otimismo da Microsoft parece exagerado. Mas talvez não seja, já que ela tem uma carta na manga chamada Nokia. A companhia finlandesa pode ter papel fundamental para o Windows Phone 7 crescer no mercado. A razão é simples: ao contrário dos outros parceiros da Microsoft, a Nokia, uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, vai investir quase que exclusivamente no Windows Phone.

Ainda não é possível dizer que isso será suficiente para a vitória da dupla Nokia-Microsoft. Pra dizer isso teremos que esperar o lançamento do primeiro smartphone nascido da parceria. O que deve ocorrer ainda este ano. Recentemente um vídeo desse suposto primeiro aparelho vazou na internet.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: BGR


Um dos últimos modelos da Nokia a chegar ao mercado Brasileiro foi o modelo E7. Mas afinal de contas, o que este modelo tem de especial?

O Nokia E7 é um aparelho slider, com teclado qwerty e tela Touhscreen de 4 polegadas. A resolução da tela do aparelho é de 360×640 pixels e bateria com duração de 432 horas (em stand-by) ou 9 horas (em conversação).

O aparelho ainda possui uma câmera de 8MP e Flash LED, outra câmera secundária VGA, sistema operacional Symbian^3, processador de 680 MHz e memória de 16GB. Apesar de possuir bastante memória interna o celular peca por não ter slot para cartão de memória.


Após lançar o seu último jogo, a Rovio parece que já está preparando a sua próxima aposta para a franquia Angry Birds.

O jogo, desenvolvido em parceria com a Nokia, se chamará Angry Birds Magic e terá como diferencial a possibilidade de compartilhar fases com outros celulares.

O novo jogo foi apresentado em uma conferência sobre NFC (Near Field Communications), tecnologia empregada no game.

O jogo funcionará da seguinte maneira: O jogador terá livre acesso aos 5 primeiros níveis do game. Completado estes níveis o jogador deverá procurar outra pessoa que jogue o game para liberar mais 5 níveis. Completado estes 5 novos níveis o jogador deverá procurar mais um a pessoa para liberar mais níveis, e assim por diante.

O game virá pré-instalado no novo Nokia C7.

O novo jogo também deve ser disponibilizado na Ovi Store brevemente.


Um dos novos aparelhos, e o mais aguardado, da Nokia chegará ao país no próximo mês. O Nokia E7 possui tela touch de quatro polegadas e teclado QWERTY completo. A previsão é que até o final do ano estará nos principais mercados da América Latina.

Considerado um escritório móvel, o E7 tem acesso direto e seguro aos emails pessoal e corporativo; além de calendário, contatos, o sistema Microsoft Exchage e Office Communicators Móbile desenvolvido especialmente para os smartphones da marca. Com ele é possível criar, editar e compartilhar documentos do Office como também visualizar arquivos em PDF pelo Adobe Reader.

O usuário também pode se divertir com o aparelho, pois possui fácil acesso ao entretenimento, redes sociais e aplicativos da Ovi Loja. Como: apps informativos, personal trainer e jogos, como o Angry Birds.

O E7 também pode ser usado para capturar e produzir fotos e vídeos em alta definição. Ele possui câmera de 8 megapixels e flash LED duplo, saída de HDMI, 16 gigabytes de memória flash e o USB-On-The-Go, onde se pode ler pen drives direto do celular.

Informações sobre o Nokia E7 estão no site da empresa www.nokia.com.br e, os produtos da marca estão na loja virtual www.nokia.com.br/loja.

Por Danielle Vieira


Locomover-se pelas ruas de todo o país tem ficado mais fácil, pois o advento de equipamentos GPS (Global Position System), há algum tempo, facilitou a procura de endereços em todas as unidades federativas brasileiras e, em alguns casos, até em cidades do exterior.

Os mais modernos aparelhos celulares possuem sistema de identificação do posicionamento global. O Nokia C3, diferentemente, não apresenta esse recurso, mas é possível o acesso a mapas através da instalação de aplicativos específicos, como é o caso do Navigami, que abrange navegação offline.

De acordo com a Nokiatividade, portal de debates da Nokia, o Navigami roda em aparelhos celulares com o sistema Java instalado. Basta o usuário baixar mapas diretamente para o telefone.

Entre as principais funções do aplicativo destacam-se mapas de vetor, vista em duas e três dimensões (2D e 3D), rotas, navegação de destino, bússola digital, computador de bordo e alerta de proximidade.

Para tornar o aplicativo útil é necessário conectar o celular, por meio de Bluetooth, com um Módulo da Nokia batizado de GPS Bluetooth LD-3W.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Com o suposto atraso no lançamento de um smartphone com Windows Phone 7 ainda em 2011, a Nokia deve focar seus esforços no sistema operacional Symbian^3. A maioria dos usuários concorda que o SO precisa ser aperfeiçoado e a Nokia sabe disso. Por outro lado não há esperanças de que a versão 4 do sistema seja lançada. O que deve acontecer até o final de 2011 é o lançamento de uma grande atualização para o Symbian^3.

A chegada dessa atualização deve trazer muitos aperfeiçoamentos na interface do sistema. Eis algumas delas: nova iconografia, uma nova barra de navegação simplificada no rodapé, novos e flexíveis widgets, barra de status estilo pull-down no topo e menus que possam ser acessados em menos passos.

Porém, antes dessa atualização maior do Symbian^3, proprietários do Nokia N8 e do E7 podem ser agraciados com uma atualização menor no próximo inverno. Mas nada ainda foi confirmado pela Nokia.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Engadget


A Nokia e a Microsoft têm um grande desafio pela frente: competir com o iPhone e Android no mercado de smartphones. Além de criar um bom aparelho para rodar o WP7, as duas empresas precisam disponibilizar uma boa quantidade de aplicativos para seus usuários. E para acelerar o desenvolvimento desses novos aplicativos a Nokia adotará algumas medidas. A primeira delas é dar smartphones de graça para os desenvolvedores.

A Nokia pretende enviar aos programadores aparelhos com a plataforma Symbian^3, mais especificamente o E7. A empresa também promete dar aparelhos com Windows Phone 7. Mas isso só vai acontecer quando um modelo for criado, o que deve acontecer apenas no ano que vem.

Outra medida adotada pela Nokia para atrair mais desenvolvedores para o seu lado, é diminuir a anuidade cobrada para aderir à sua plataforma. O valor, que hoje é de cerca de 680 reais, deve cair para zero no primeiro ano de adesão.

Por Maximiliano da Rosa


Depois do chefe-executivo da Nokia anunciar que a fabricante não tinha um produto à altura do iPhone, eis que mais uma novidade vem à tona: Nokia e Microsoft se uniram para produzir um smartphone que terá tudo para concorrer com o iPhone.

No dia 11 de fevereiro, foi feita a divulgação da notícia de que as duas empresas vão se tornar aliadas para entrar na briga pelos smartphones com o Google e Apple. Segundo a Nokia, o seu celular inteligente vai rodar com o famoso sistema operacional da Microsoft, o Windows, só que será uma versão específica para os portáteis, o Windows Phone 7.

Como não poderia deixar de ser, o mecanismo de busca online do aparelho (e de todos os outros da Nokia) vai ser o Bing. Muitos analistas dizem que outras fabricantes de celulares como LG e Samsung estão investindo no sistema Android, havendo pouca adesão ao Windows Phone. Porém quando o produto chegar às lojas todos vão ficar sabendo o resultado dessa disputa.

Por Andrea Gomes


A Nokia entrou de cabeça na tentativa de competir diretamente com o o Iphone e seu nicho específico de mercado. E com isso surge uma uma (grande) fila de clientes que querem mais do que concretizar suas ligações, mas também a capacidade de poderem mexer em vários aplicativos simultaneamente, navegar pelas redes sociais, realizar gravações e bater fotos com alta qualidade e ainda  exibir um modelo arrojado e compacto.

Assim como aconteceu com a Samsung e sua série Ominia, a Nokia seguiu pela mesma linha, só que causando maior comoção, com o lançamento mundial do modelo N8. O  visual do smartphone é enxuto, seu teclado possui display touch que reconhece múltiplos toques simultâneos. A tela  possui 3.5 polegadas, 640×360 de resolução, tal como o Iphone é sensível ao toque podendo expandir as imagens com pinçadas na tela. Possui capacidade de armazenamento de 16 GB que podem ser aumentadas para até 48 GB. Seguindo ainda a linha do Iphone a bateria não pode ser removida.

O que mais chama a atenção é a câmera do Nokia N8, que apesar de um pouco desproporcional pelo tamanho e sensor do aparelho, possui nada menos que 12 megapixels, conseguindo filmagens em alta resolução com saída HDMI e roda vídeos em HDTV. Nada mal, considerando que ainda nem estamos falando da sensacional lente Carl Zeiss e flash Xenon.

A tela inicial também trouxe novidades; agora reparte-se em três páginas prontas para serem preenchidas com widgets. Entre um e outro atrativo tem o tradicional rádio FM e WEB Tv que disponibiliza filmes grátis como os da Paramount. De quebra a Nokia ainda disponibiliza inteiramente grátis músicas e aplicativos de seu acervo, além de mapas para GPS através do serviço OVI Music. O único ponto negativo, afirmam alguns especialistas seria o sistema operacional que funciona com o Symbiam^3 que deixou a desejar na exibição do modelo que ocorreu no começo do ano. Este fato não diminui os atrativos do modelo que veio ao mundo para bater de frente e balançar a força e o encanto que o Iphone exerce.

A novidade já está em campanha publicitária e foi  espalhada esta semana pela mídia impressa, mas o Nokia N8 só está sendo vendido pela internet ou lojas e ainda não chegou no catálogo dos mercados corporativos e suas linhas empresariais.

Por Teresa Almeida


A Nokia já afirmou que o N8 deve ser o último aparelho da série N a vir com o sistema operacional Symbian^3, embora tenha afirmado que não é o fim do sistema, que continuará a ser atualizado. Mas isso quer dizer que os próximos modelos e sucessores do N8, como o N9, devem vir com outro SO. E que SO seria esse?

Bom, tenho certeza de que os fã dos produtos da companhia finlandesa já sabe a resposta: MeeGo. No entanto, o lançamento do sistema ainda deve demorar. Tanto a Intel como a própria Nokia anunciaram que o MeeGo chegará apenas em 2011. Essa informação veio da boca do novo CEO da Nokia Stephen Elop.

Segundo ele os dispositivos com o novo sistema não ficarão prontos antes do fim do ano.

Por Maximiliano da Rosa


Uma pesquisa realizada pela consultoria CVA Solutions revelou que a atividade mais utilizada pelos consumidores brasileiros usuários de celulares é o recurso das mensagens de texto, com 87% de preferência no resultado.

Em segundo lugar ficou o recurso da fotografia, utilizado por 75% dos entrevistados. Já as ações menos utilizadas pelos usuários foram a internet e o e-mail, com 23% e 19% da preferência, respectivamente.

De acordo com o estudo, as marcas com melhor custo-benefício avaliadas pelos consumidores foram Nokia, Motorola, Sony-Ericsson, Samsung e HTC. Dentre estas destacou-se a Nokia, com grande poder de retenção em relação à troca de marca, além da grande capacidade de atrair novos usuários.

Por Elizabeth Preático

Fonte: R7


Há quase um ano disponível nos Estados Unidos, o N900 da Nokia foi um smarthphone muito aguardado por aqui. Tanto que agora, quando finalmente chegou por aqui até parece um smarthphone velho.

Parece um computador portátil, tem estilo para tal por ser grande. Tem até placa de vídeo. Tem 32 GB de memória e ótima camêra de 5 MP.

A NOKIA acertou na mosca na interface sensível aos dedos. Quase que o tempo todo o uso da canetinha é descartável.

A tela é de 3,5 polegadas e a bateria dura quase 4 horas. Tem GPS, wi-fi e3G.

É um celular que parece um computador. Ou talvez seja um computador que na verdade é um celular!

Por Teresa Almeida


A Apple está numa situação difícil. Essas palavras vem diretamente dos CEOs da RIM, fabricante do smartphone Blackberry. A empresa rebateu imediatamente às comparações feitas pelo CEO da Apple, Steve Jobs, que afirmou que tanto os celulares da RIM como os da Nokia apresentam problemas de sinal dependendo da maneira que os usuários seguram os aparelhos.

A RIM afirma que a Apple cometeu erros em sua concepção de design e agora tenta esconder arrastar outras fabricantes com ela.

Já a Nokia explicou que investe milhões de dólares para estudar a maneira como os usuários seguram seus aparelhos, além de escolher com cuidado os materiais usados em seus celulares. A fabricante finlandesa também alertou que foi a primeira empresa a adotar o uso da antena interna, e que chega a usar duas antenas, uma no top e outra embaixo para ter um nível de sinal aceitável.

Pelo jeito, essa polêmica ainda vai longe.

Por Maximiliano da Rosa


O Nokia N900 é um smartphone muito bom. Apesar disso, notícias davam conta há pouco tempo atrás de que o aparelho parece ter vendido pouco. Não sei se é isso que está por trás da decisão da Nokia de não atualizar o Maemo, o seu sistema operacional, para o MeeGo. O fato é que muita gente ficou decepcionada com essa escolha da Nokia.

E enquanto nem o Symbian3 nem o MeeGo não vem, hackers fizeram o que muitos usuários desejam: colocaram o Android 2.2, também conhecido como Froyo para rodar no smartphone. Apesar do desempenho superior que o Froyo oferece, há alguns bugs. O sinal Wi-fi e o cartão SD parecem não funcionar adequadamente.

Pelo jeito tem gente fazendo malabarismos para atualizar seus gadgets. Será que num futuro próximo será possível escolher o sistema preferido na hora de comprar um samrtphone? Quem sabe.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Daily Mobile


A Nokia fechou um acordo para colaborar com Clarion, uma das maiores fabricantes de sistema de som e dispositivos eletrônicos para automóveis. A ideia é usar um sistema chamado Terminal Mode, que permita a integração completa entre automóveis e dispositivos móveis como smartphones. O resultado seria a criação de sistemas inteligentes de entretenimento e informação para veículos.

Mais que isso, a Nokia pretende criar um padrão para esse setor. Com isso, as empresas poderiam criar aplicativos para os dispositivos presentes nos veículos, que seriam baixados diretamente da loja da Nokia, a Ovi Store.

Com certeza esse é uma mercado promissor. No entanto, outras empresas devem entrar na disputa, e talvez não permitam que a Nokia e a Clarion dominem o setor.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Yahoo!


A Nokia depois verificar o crescimento da Samsung, e analisar seus resultados financeiros, resolveu se reestruturar internamente. A reestruturação abrange as áreas de celulares e serviços e visa agilizar a criação de novidades dos setores.

Foram criadas três áreas distintas: Mobile Solutions: foco nos smartphones e mobile computers, gerenciada por Anssi Vanjoki; Mobile Phones: tem como objetivo manter a liderança da Nokia no segmento de aparelhos mid e low end da Série 40, responsável Mary McDowell; e Markets: dedicada ao marketing da empresa.

Em seus resultados financeiros a Nokia ficou abaixo do lucro estimado, gerando muitas críticas entre acionistas e diretores.  É a segunda mudança administrativa na Nokia nos últimos sete meses.

Fonte: Teletime e Terra

Por Fernanda Peixoto


A Nokia acaba de disponibilizar um aplicativo totalmente gratuito para usuários do Ovi Mapas, o Own Voice, que em bom português significa mais ou menos “sua própria voz”. Como o nome diz, a partir de agora será possível personalizar todas as instruções do aplicativo usando a sua voz.

O sistema é simples e o usuário só tem que gravar os comandos e mandar o pacote para a Nokia. Assim, outros usuários do sistema poderão fazer o download e usar o pacote criado. O compartilhamento poderá ser feito, inclusive, via redes sociais como Twitter e Facebook.

Para quem não sabe o Nokia Ovi Mapas dispõe de informações sobre 180 países, além de dados relevantes para pedestres e ciclistas. A maioria dos smartphones da empresa já vem com ele instalado, e o serviço é gratuito. Para funcionar o Own Voice requer o Ovi Mapas versão 3.03 ou superior.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: IDG


Se você é fã de futebol e tem um celular ou smartphone Nokia vai gostar dos novos serviços da empresa envolvendo o futebol e a Copa do Mundo. Uma das novidades é o lançamento de um site dedicado ao esporte mais popular do mundo. Lá você vai encontrar diversos itens para personalizar o seu aparelho. Há wallpapers de diversos jogadores, entre eles o brasileiro Kaká.

Também há promoções interessantes como o Bom de Bola, que promete premiar diversas pessoas semanalmente através de um jogo. Os melhores podem ganhar um N97 mini, além de camisetas autografadas, e viagens para a cidade espanhola de Barcelona. Quem já tiver cadastro na loja Ovi é só usar seus dados para acessar o sistema.

Outra coisa legal é o programa Nokia Gol. Através dele será possível acessar dados da Copa do Mundo e informações sobre o campeonato brasileiro. E o que é melhor: o aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: TudoCelular


Não sei se foi de propósito, ou não, mas a Nokia foi rápida, e pouco mais de 24 horas após o vazamento das fotos do N8 na internet, confirmou o lançamento do seu smartphone ainda para este ano. E conforme o previsto, o smartphone é o primeiro a trazer a versão 3 do sistema operacional Symbian.

A previsão de chegada ao mercado à Europa é para daqui seis meses mais ou menos com preço em torno de 500 dólares.

A ansiedade em torno do aparelho era tanta, que a demora em anunciar o seu lançamento fez as ações da empresa caírem. Isso sem levar em conta as perspectivas de lucro menores para este ano, claro. A chegada do N8 pode mudar um pouco as coisas, já que ele tem tudo para tentar se intrometer na luta entre iPhone e Blackberry para dominar o mercado.

Mas analistas alertam que para isso, a Nokia vai ter que fazer mais, pois o Symbian 3 não chega ser um sistema revolucionário como era esperado.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: G1

Foto: Divulgação


Desde o ano passado, a Mozilla vem trabalhando para portar o navegador Firefox, um dos mais utilizados nos Desktops e Notebooks, para várias plataformas móveis. Uma delas é o Android, ainda em desenvolvimento. Há pouco mais de um mês a empresa de código-aberto, ainda trabalhava numa versão para o futuro Windows Phone 7, mas depois de esbarrar em algumas exigências da Microsoft acabou cancelando o projeto.

Já a versão para o Maemo, sistema operacional encontrado no Nokia N810 e N900 (ainda não à venda no Brasil) e baseado no linux, foi a primeira a sair. O download pode ser feito direto no aparelho, através do site da Mozilla em firefox.com/m.

A empresa promete praticamente as mesmas funcionalidades que a versão para PC. E ainda mais, claro, aquelas exclusivas para plataformas móveis como a opção de ocultar as abas abertas para não ocupar espaço nas telas diminutas.

Por Maximiliano da Rosa


O novo, e ansiosamente esperado, smartphone Nokia X6 já está à venda. Aliás, em pré-venda na loja online da Nokia. Com um ótimo design em preto e vermelho, e ao preço de 1.599 reais o aparelho traz muitos recursos. Embora, na minha opinião, nenhum justifique o preço tão alto cobrado pelo aparelho.

Pensando melhor… Talvez a culpa seja das tais lentes Carl Zeiss da câmera de 5 Megapixels. Ou talvez a Nokia pense que o que fará as pessoas pagarem o mesmo preço de um bom netbook, seja a possibilidade de utilizar o GPS com o Nokia Maps gratuitamente.

Se isso não for suficiente, há ainda a tela multi-toque capacitiva de 3.2 polegadas. Claro, sem falar que o aparelho vem com um exclusivo serviço da Nokia que permitirá o download gratuito de milhões de músicas durante um ano, o Comes With Music.

Se não for por isso, talvez o motivo por um preço tão alto seja por causa do wi-fi, ou do bluetooth. Ou pelos 16GB de memória. Ou, enfim, talvez o que encareça o produto seja mesmo os belos fones de ouvido que o acompanha.

Conheça mais sobre o aparelho aqui.

Por Maximiliano da Rosa


Se o Nokia 1661 é uma das melhores opções em celulares de baixo custo, seu irmão mais velho, o 2730 Classic, sobre o qual já comentei, é o mais barato na linha 3G. Sai por cerca de 287 reais, na internet. Para concorrer com ele há outras opções, como o LG KP275 e o Samsung J165, encontrados no Ponto Frio e Magazine Luiza por 299 reais. São aparelhos semelhantes, com funções praticamente iguais. Dos três o pior design é o da Samsung. Ele também não é desbloqueado, mas pela nova lei isso não deve ser problema. Já a câmera do Nokia é de 2 Mp, contra 1.3 do outros dois. Numa comparação entre os três, o Nokia 2730 é o que tem mais recursos, como tela maior e com mais cores. A exceção é a memória interna do Samsung, um pouco maior.

Por maximiliano da rosa

Fonte: Buscapé


Com a enxurrada de smartphones que vem por aí, a impressão que temos é que os celulares clássicos nem existem mais. Realmente, pouco se fala neles. Mas não se pode esquecer que o poder aquisitivo no Brasil é limitado, e que nem todo mundo tem bala na agulha para pagar quase dois mil reais por um bom smartphone.

Por isso a Nokia continua investindo em celulares básicos, com recursos limitados. É o caso do 2730 Classic. O design não deixa nada a desejar, e o preço também não: deve ficar em torno de 240 reais.

Por se tratar de um modelo básico, o recurso mais avançado que encontraremos nele será um sistema para acessar várias redes de e-mail. O modelo vem equipado uma câmera de 3 megapixels, rádio FM, e suporte a cartão de memória.

Deverá estar disponível em Abril, nas melhores lojas do ramo.

Por Maximiliano da Rosa


No último dia 8 de março foi divulgada a notícia da patente concedida à Nokia sobre bateria que utilizará movimentos para ser recarrega.

Essa tecnologia consiste na utilização da cinética produzindo energia para alimentação do dispositivo.

Segundo informações do jornal “The Times”, seriam utilizados cristais piezoelétricos que ao serem comprimidos produzem eletricidade. Ainda de acordo com “The Times”, o projeto da Nokia consiste em dois conjuntos de trilhos, um movendo-se de cima para baixo e um segundo movendo-se de um lado para outro. Tiras de cristais piezoelétricos serão posicionadas ao final de cada trilho, que ao serem comprimidas produziram a eletricidade. Dessa forma quando uma pessoa se levanta, caminha ou move-se de qualquer maneira, estará recarregando a bateria do seu celular.

Ainda não foi divulgado quanto esta maravilha custará aos nossos bolsos, nos resta apenas aguardar por novas informações.

Por Amanda Luna


O Modelo X3-00 é uma das apostas da Nokia, pois este celular é um aparelho extremamente moderno, em formato slide, que promete dar um ”ar” de sofisticação a quem comprá-lo.

O aparelho possui:

Alto-falante estéreo com o qual você poderá ouvir suas músicas com qualidade sem precisar de fones de ouvido, rádio FM, câmera de 3,2 megapíxels, tela e 3D, memória que pode chegar à 16 GB, mensagens em SMS e MMS, aplicativo Java e gravador de voz e áudio,  além de muitas outras especificações.

O interessante neste modelo é que ele conta com recursos que colaboram com o meio ambiente, como:  lembrete para retirar o carregador da tomada;  zona ecológica via download;  não contém PVC, compostos com bromo, retardadores de chamas clorados e trióxido de antimônio, como definido na lista de substâncias da nokia; em média 80% dos materiais do aparelho são recicláveis e tem impressão em preto e branco.

Um lindo e ecológico celular, quem estiver pensando em comprar um destes não vai se arrepender!

Por  “ Amanda Luna”

Fonte: www.nokia.com.br


Como varias empresas de diversas áreas estão mostrando sua preocupação com o meio ambiente com as operadoras de celular parece que não é diferente.

Isso por que a Nokia informou nesta quarta-feira dia 10 que possui um programa para reciclagem de aparelhos celulares e acessórios.

Essa ação se dá pelo fato de tentar ajudar a reduzir o impacto ambiental.

Para incentivar seus clientes a entregarem os aparelhos antigos e Nokia dará brindes.

Essa atitude tomada pela fabricante se deu, pois uma pesquisa foi realizada e divulgou que somente 2% de pessoas reciclam seu aparelho celular no Brasil e a nível mundial são 3%.

De acordo com a Nokia para cada aparelho que o cliente entregar ganhara uma sacola ecológica.

Participe você também, verifique os postos de coleta!

Por José Alberi Fortes Junior





CONTINUE NAVEGANDO: