O instituto alemão de tecnologia Karlsruhe (Karlsruhe Technology Institute) lança, na CeBIT 2010, uma nova tecnologia para comunicação móvel. Ela permite que as pessoas falem silenciosamente (sim, sem emitir um som sequer!), e, ainda assim, sejam entendidas por quem está do outro lado da linha.

A tecnologia se baseia no princípio da eletromiografia, ou seja, acontece uma leitura dos movimentos musculares faciais, que são coletados e gravados. Acontece a decodificação de sinais elétricos, que são usados para a comunicação móvel. Sem emitir um som sequer, qualquer pessoa pode se comunicar via celular.

A telefonia silenciosa promete acabar com um problema que atinge a todos: falar em ambiente onde o silêncio é obrigatório, como cinemas e teatros. Outro uso é para a transmissão de informação secreta. Se depender da telefonia silenciosa, as fofocas estão garantidas.

A telefonia silenciosa e outros projetos do Instituto, que estão sendo lançados na CeBIT 2010, podem ser vistas em www.kit.edu (site em inglês)


A computação em nuvens (cloud computing) foi o foco da Palestra do Dr. Werner Vogels, da Amazon, na CeBIT 2010. Ele apresentou estratégias para incorporação desta tecnologia nos serviços da empresa.

A mudança de foco nos negócios em tecnologia da informação foi o tema da palestra de Andy Mulholland, Chefe de Tecnologia da Capgemini. No foco de suas preocupações e do seu trabalho estão as pessoas, a colaboração e a participação, em vez de apenas dados e computadores.

Michel Jones, chefe de tecnologia do Google e fundador do Google Earth, falou sobre a evolução da web. Apresentou a nova perspectiva de uma rede aberta, social, móvel e transparente. No foco de sua fala, a preocupação com o novo perfil do usuário da rede: ativo, em busca do controle sobre a informação que ele quer.

As palestras e mesas redondas continuam durante todo o evento. As exposições e apresentações dos produtos e tecnologias acontecem nos stands.





CONTINUE NAVEGANDO: