Está prevista para as próximas semanas a chegada do navegador Mozilla Firefox aos iPhones e iPads. Após um longo período de testes durante quase todo o ano de 2015, a Fundação Mozilla, que é responsável pelo navegador, informou que agora o aplicativo está pronto para ser disponibilizado na Apple Store.
Concorrente direto do Safari (Apple) e do Chrome (Google), o Firefox chegará aos consumidores após uma bateria de testes com usuários de países como Canadá, Áustria, Austrália e Nova Zelândia.
Nick Nguyen, o vice-presidente da Mozilla para Firefox, afirmou em entrevista ao Estado, que um grande fator na demora para o lançamento da versão para iOS se deve ao fato de que a empresa estava com foco total no desenvolvimento do produto para disponibilização no sistema Android, pois este é muito menos restrito, consequentemente, mais aberto ao mercado.
Pela visão da Apple, o Firefox demorou tanto para chegar a uma versão para o sistema iOS, pois para que fosse desenvolvido para a plataforma, ele deveria ser feito utilizando o kit de desenvolvimento especifico da empresa da Maçã.
No ano de 2015, porém, houve a virada na negociação, onde a Mozilla resolveu dar o braço a torcer, graças a grande popularidade de dispositivos utilizadores do sistema iOS no mundo. Deixando assim tudo certo para que o Firefox finalmente seja disponibilizado dentro de alguns dias para download na Apple Store.
Ainda Segundo Nguyen, o maior objetivo da Mozilla é alcançar o maior número de pessoas que façam a utilização do aplicativo no mundo. Isso será uma tarefa facilitada, devido à grande popularidade do navegador começando pelos sistemas para PC, e passando pelos sistemas desenvolvidos atualmente para smartphones.
Para iniciar as atividades no iOS, a versão do Firefox virá equipada com um sistema de busca inteligente, sugerindo termos ao usuário conforme este digita a palavra ou até frase. Outra funcionalidade será a sincronização de dados. Os dados do Firefox do PC poderão ser sincronizados facilmente com o aplicativo do celular, possibilitando, por exemplo, o compartilhamento de senhas salvas automaticamente em um aplicativo diretamente no outro.
Por Igor Furraer
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?