O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp virou febre por todo o país, desbancando as mensagens de texto por SMS ou mesmo as ligações, já que o aplicativo possui a opção de enviar mensagens de voz. São milhares de usuários conectados, e o número só cresce.
Com todo esse sucesso, a empresa Vivo resolveu lançar um aplicativo semelhante, com o objetivo de concorrer com o WhatsApp no Brasil. O anúncio do novo aplicativo foi feito no último dia 28, durante um evento de tecnologia e telecomunicações ocorrido em São Paulo, a Futurecom.
O novo aplicativo, batizado de “TU Go”, não é exclusividade brasileira. Já existem versões disponíveis em países da América Latina como a Colômbia e também na Inglaterra. Ainda durante o evento, o presidente da Telefônica/Vivo, Amos Genish afirmou que o novo serviço tem tudo para ser um bom concorrente para o WhatsApp.
A operadora ainda não divulgou as plataformas que suportarão o novo aplicativo, nem quando o TU Go será disponibilizado para download pelos usuários. A iniciativa da operadora é retrato de sua insatisfação com serviços como o WhatsApp e o Viber. Genish voltou a defender “regras iguais para todos”, durante a sua fala no evento. A insatisfação da empresa está relacionada à competição existente entre as empresas de telefonia e os serviços de internet oferecidos por empresas especializadas, conhecidas no mercado como OTTs (Over-the-tops). O presidente da Vivo defende regras iguais, mas não espera que a Anatel tome a frente da regulação das OTTs.
Com mais de 900 milhões de usuários por todo o mundo, e alguns milhões também em território nacional o WhatsApp já é uma marca consolidada e aceita pelo público. A expectativa é sobre quais as funcionalidades a Vivo oferecerá em seu aplicativo, para convencer os usuários fiéis do WhatsApp, a migrarem para sua opção.
A Vivo não é a primeira a tentar concorrer com o WhatsApp. No Brasil existem serviços semelhantes como o Zap Zap Messenger, versão nacional do aplicativo de mensagens, que possui emoticons diferenciados, e uma opção de um mural interativo, onde os usuários podem conhecer outras pessoas para trocar mensagens. O aplicativo foi lançado em abril do ano passado e é iniciativa do programador Erick Costa, que atualmente mantém sozinho o aplicativo. Embora possua funcionalidades diferenciadas, o aplicativo não chega nem perto da fatia de mercado atingida pelo seu concorrente mais famoso.
Por Patrícia Generoso
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
O aplicativo já está disponível para iOS, Android e Windows fone. Instalei no meu iPhone e no Android. Está funcionando perfeitamente.