Assistente virtual em português sofreu atrasos em seu lançamento, mas a Microsoft vem trabalhando no seu desenvolvimento.

Na expectativa pelo lançamento oficial e definitivo da nova versão do Windows Phone, o Windows 10 Mobile, que vem se arrastando graças aos constantes atrasos nos prazos, outro produto da Microsoft que também gera ansiedade entre os usuários brasileiros, é o lançamento da Cortana, assistente virtual da Microsoft, em português.

A empresa já vem trabalhando há algum tempo nessa versão para os brasileiros, porém, assim como o Windows 10 Mobile, aparentemente também sofreu com alguns atrasos. Porém, a boa notícia é que a empresa segue trabalhando para disponibilizar a assistente virtual para a nossa língua, bem como, para os mexicanos.

A informação é do Twitter de Nawzil, funcionário da Microsoft que acaba por disponibilizar uma ou outra informação dos planos futuros da empresa na rede social, sendo uma fonte confiável sobre o que acontece por dentro da empresa norte-americana.

A demora no lançamento, ao menos da versão de testes da assistente virtual em português, talvez esteja até mesmo relacionada ao atraso no lançamento do Windows 10 Mobile. Aliás, é citado por Nawzil, que as versões para brasileiros e mexicanos, chegarão primeiro para os Insiders, que testarão a Cortana para verificar bugs e possíveis problemas, antes do lançamento oficial, que ainda não possui uma data definida, mas, se levarmos em consideração que a versão sequer ainda entrou em testes pela empresa, é possível que esse dia ainda esteja um pouco distante, o que deve desagradar aqueles que estão na expectativa pelo lançamento da versão final da Cortana.

Já segundo informações do site Tudo Celular, a demora se deve ao fato da empresa norte-americana estar preocupada com a possibilidade de lançar algo robótico aos usuários, sem a mesma naturalidade e funcionalidade da versão em inglês, o que certamente afastaria os usuários da assistente.

A Microsoft, porém, ainda não se manifestou oficialmente sobre os motivos que estão levando a Cortana em português ter uma certa demora em seu lançamento ou sobre o quanto falta para termos a versão, ao menos em versão de testes.

Vale lembrar que a Cortana não só está disponível para o Windows Phone, como também para outras plataformas e não se sabe se essas, também passaram por uma versão de testes, o que poderia fazer com que o lançamento para outros softwares fosse ainda mais demorado.

Por Isis Genari

Cortana em português

Foto: Divulgação


Novidade permitirá que usuários possam chamar táxi pelo Uber e também irá analisar e-mail do usuário.

Em meio as expectativas pelo lançamento definitivo do Windows 10 Mobile, que deve acontecer no final de Fevereiro, a Microsoft segue trabalhando em seus outros projetos, um deles é sua assistente virtual, a Cortana. As opções de assistentes virtuais vem crescendo cada vez mais e por isso é importante que as empresas deem cada vez mais atenção as mesmas, com novidades interessantes para os usuários.E é isso que a Microsoft fez recentemente na Cortana.

A Microsoft anunciou na segunda-feira (25), um atualização para os usuários, que dá novas funcionalidades para Cortana, que agora irá analisar seus emails para que, se necessário, ele enviar alertas aos usuários, como em caso de emails importantes, tanto os que o usuário enviou como os que recebeu.

Se você enviar um email marcando algo com um amigo em um determinada data ou horário, a Cortana poderá te lembrar quando o horário ou data estiverem próximos. Se você receber um email com cobrança, a Cortana poderá fazer o mesmo informando, por exemplo, uma data de vencimento.

A Cortana também será capaz de observar sua rotina, de acordo com sua agenda. Caso você tenha um daqueles dias ''corridos'', mais do que o normal, a assistente virtual será capaz auxiliar o usuário a se organizar com seus compromissos. Também será possível pedir Táxis pelo UBER.

O usuário, aliás, pode ficar despreocupado quanto ao fato da Cortana ler seus emails, já que nenhum tipo de dado será enviado para os servidores da Microsoft.

Já para aqueles que gostam de fazer compras pela internet, agora também será possível rastrear as encomendas, além de voos.

A atualização chega, por enquanto, para os integrantes do programa Insider, futuramente para aqueles que receberem a atualização do Windows 10 Mobile em seu smartphone, desde que residentes nos Estados Unidos e Reino Unido. Não há informação sobre a disponibilidade desses recursos para a versão em Português da Cortana, o que não deve demorar.

Por Isis Genari.


Desde que os primeiros celulares inteligentes surgiram no mercado, uma das características que mais chamaram a atenção do consumidor foi a interação que os aparelhos ofereciam. Muito além de comandos básicos de voz, os aparelhos tinham a capacidade de impressionar o usuário com uma inteligência artificial jamais vista antes. Atualmente, os assistentes de voz conseguem entender uma variedade cada vez maior de comandos, e, em alguns casos, há a nítida impressão de que estamos conversando com nossos aparelhos. A Apple foi pioneira na criação de um assistente que foi muito além das expectativas. O Siri, como é conhecido, é um assistente engraçado, que consegue ter muitas respostas “na ponta da língua” e não deixa de ajudar o usuário da forma mais criativa possível.

Por outro lado, oGoogle também sentiu a necessidade de introduzir seu próprio assistente de voz, o Google Now, que também é bastante útil aos usuários de Android, apesar de não possuir uma personalidade tão viva quanto a do seu principal concorrente. Já a Microsoft demorou bastante tempo para entrar nessa brincadeira. Agora, com o lançamento do Windows Phone 8.1 a companhia apresentou seu próprio assistente, denominado Cortana, que promete bater de frente com o Siri da Apple.

Embora seja aproximadamente dois anos mais novo que seus concorrentes, o Cortana se sai surpreendentemente bem nas tarefas do cotidiano. Os fãs mais apaixonados da franquia Halo da Microsoft vão se identificar com o assistente, que é baseado no jogo. Infelizmente, o português brasileiro ainda não é o forte de nenhum dos assistentes atuais. Enquanto não há previsão de outros idiomas para o Siri da Apple, o Cortana deve receber suporte a outros idiomas em 2015.

Um diferencial do Cortana em relação aos outros é que, caso você marque algum evento com alguém na agenda, o assistente te lembra do evento ao receber uma ligação dessa pessoa. Apesar disso, no geral, todos os três assistentes fazem a mesma coisa.

Apesar da Microsoft ter se atrasado bastante na liberação de um assistente, ela o fez a tempo de concorrer em igualdade com as outras opções disponíveis no mercado.

Por Ebenezer Carvalho

Cortana

Foto: Divulgação


Uma das reclamações constantes dos usuários do sistema operacional móvel da Microsoft, Windows Phone 8, eram os recursos de voz muito limitados e a ausência de um assistente de voz como no iOS (Siri) e Android (Google Now).

Mas para a felicidade dos amantes de Windows Phone, alguns rumores começaram a circular sobre um assistente de voz. O suposto codinome do projeto seria Cortana, nome do personagem que é um holograma feminino presente na série de jogos Halo.

E parece que agora podemos ter uma certeza de que a nova versão da plataforma móvel da Microsoft terá a Cortana como assistente de voz. Isso porque a Microsoft contratou a atriz que dublou Cortana para trabalhar na equipe de desenvolvimento do aplicativo.

A escolha de Jen Taylor para a voz do projeto envolve um pouco de marketing também, pois Cortana é uma inteligência artificial em Halo, que por sua vez, é um título exclusivo do console Xbox da Microsoft, e o jogo é publicado pela mesma.

O portal de notícias sobre tecnologia dos Estados Unidos, CNET, informou que além dos smartphones e phablets com Windows Phone, os usuários de serviços como o aplicativo Bing para iPhone, Xbox One e a próxima versão do Windows, também serão agraciados com a presença da nova e útil assistente de voz da Microsoft. Essa foi uma jogada de marketing fabulosa da empresa americana, que aproveitou para divulgar seu game exclusivo e ao mesmo tempo trouxe um novo recurso para diversos aparelhos.

O esperado, é que Cortana chegue nos dispositivos Lumia da Nokia em abril, mês que acontece a conferência anual para desenvolvedores da Microsoft. Será nesta mesma conferência que a Microsoft anunciará a nova versão de seu sistema operacional para desktops – o suposto (e aguardado) Windows 9.

Temos que assumir que Cortana é um personagem icônico da série Halo e agora que a Microsoft irá lançá-la como assistente de voz, está claro que tanto o jogo quanto os demais serviços da Microsoft ganharão um bom número de novos usuários.

Assistente de voz Cortana

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: