Como bloquear ligações de telemarketing





Lei do Bloqueio permite que o usuário bloqueie as ligações de telemarketing.

Os números são alarmantes, só no ano de 2017 o Procon do Estado de São Paulo recebeu mais de 16 mil reclamações referentes às chamadas indesejadas de serviços telefônicos (especialmente de telemarketing).

Para contornar e solucionar este problema o Procon recomenda cadastrar sua linha telefônica em seu sistema com o intuito de bloquear o recebimento de quaisquer ligações caracterizadas como de telemarketing.




O cadastro é amparado na Lei de número 13.226/08 ou comumente conhecida como Lei do Bloqueio, inicialmente regulamentada no Estado de São Paulo através de um decreto estadual número 53.921/08 e válida também em diversos estados nacionais como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina.

Basicamente, a lei, além de facilitar qualquer usuário a cadastrar sua linha para bloquear o recebimento de ligações para venda de produtos ou serviços, também contribui para evitar a invasão da privacidade das pessoas.


Como realizar o Cadastro

O cadastro é bem simples, basta que qualquer consumidor que se sinta prejudicado acesse o site do Procon do seu estado e efetue o cadastro gratuito do seu número para evitar este tipo de chamada.

No site do Procon de São Paulo o consumidor irá receber um usuário e senha após a conclusão do cadastro e pode acessar quando quiser para alterar seu número, ainda no Procon paulista é possível cadastrar até cinco telefones diferentes ampliando ainda mais as opções de bloqueio.

Feita e validada a inscrição todas as empresas de telemarketing estão terminantemente proibidas de fazer chamadas aos números cadastrados.

No entanto, este bloqueio NÃO vale para instituições que buscam doações, empresas que realizam algum tipo de pesquisa de satisfação de produtos e serviços e, por fim, para empresas que efetuam cobranças de dívidas.

Aplicativos também podem ajudar

Efetuando ou não o cadastro no site do Procon do seu estado, o mercado oferece uma série de aplicativos que ajudam na identificação e principalmente no bloqueio de ligações deste tipo. Selecionamos abaixo três ótimos exemplos para você conferir:

Aplicativo Devo Atender?

Muito útil o Devo Atender permite não só o controle, mas também o bloqueio de qualquer número privado se o usuário assim desejar, isso inclui números com classificações entendidas como negativas ou números não gravados na lista de contato do aparelho.

O Devo Atender ainda tem funções para bloquear qualquer tipo chamada desconhecida ou ligações caras, como às internacionais, seu único ponto negativo é não ter uma versão disponível para à plataforma IOS (para iPhone).

Link para download para a plataforma Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=org.mistergroup.muzutozvednout&hl=pt_BR.

Aplicativo Truecaller

Graças a uma comunidade com mais 250 milhões de usuários cadastrados em uma imensa lista de spam o aplicativo TrueCaller consegue com facilidade bloquear mensagens desagradáveis ao aparelho do usuário.

O aplicativo ainda conta com um identificador próprio de chamadas, um bloqueador de SPAM e um identificar de spam para SMS extremamente prático de usar.

Link para download para a plataforma Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.truecaller&hl=pt_BR

Link para download para a plataforma IOS:

https://apps.apple.com/us/app/truecaller/id448142450

Aplicativo Whoscall

O destaque principal do aplicativo Whoscall é o seu poderoso banco de números cadastrados, estamos falando de algo em torno de 1 bilhão de números permitindo o usuário poder recusar ligações privadas, de bancos e até de empresas de telemarketing.

O Whoscall ainda possui a funcionalidade de escanear contra fraude e vírus todos os SMS que recebe diariamente, fora os bloqueios naturais de qualquer ligação que não deseje.

Link para download para a plataforma Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=gogolook.callgogolook2&hl=pt_BR

Link para download para a plataforma IOS:

https://apps.apple.com/br/app/whoscall-quem-chama/id929968679

Agora que você já conhece as principais formas e ferramentas para bloquear essas desagradáveis ligações durante o dia, coloque em prática seus conhecimentos e tome suas melhores decisões livrando-se destes incômodos diários.

Por Carlos B.

Ligação Telemarketing



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *