Como Bloquear Ligações de Telemarketing – Lista do Não Perturbe





A partir de agora será possível escolher receber ou não as ligações de telemarketing.

Seja sincero. Você já desligou o telefone quando percebeu que era uma chamada de telemarketing, não é mesmo? Mas não precisa se envergonhar por isso, em sua maioria essas chamadas são realmente incômodas e sempre acontecem nos momentos mais importunos. É muita insistência pra pouca paciência. Pois bem, se você é uma das pessoas que não gostam de receber chamadas de telemarketing uma notícia muito interessante acaba de surgir. A partir de agora será possível escolher receber ou não este tipo de ligação. Quer saber como? Continue a ler a sequência deste texto.

Já está confirmado. A Anatel, que a Agência Nacional de Telecomunicações, anunciou na última segunda-feira, dia 15 do mês julho que as pessoas que não quiserem mais receber chamadas das companhias de telemarketing de empresas que trabalham com telecomunicações poderão fazer um cadastro em uma lista que recebeu o nome de "Não perturbe".




De acordo com a Anatel essa lista vale para todo território nacional e é única, valendo assim para os clientes das empresas Claro-Net, Algar, Nextel, Sercomtel, Oi, Sky, Vivo e Tim. Ainda de acordo com o anunciado pela agência, o prazo para que o bloqueio seja realizado é de 30 dias úteis após o pedido de bloqueio do cliente.

Dessa forma, as empresas de telemarketing que não cumprirem essa regra poderão sofrer advertências ou ainda serem penalizadas com uma multa cujo valor não será menor que R$ 50 milhões.


Em relação ao bloqueio, será anexado ao número do cliente um sistema que faz o bloqueio das ligações que são indesejadas de empresas de telemarketing. O anúncio foi realizado no dia 15 e a partir do dia 16 já está valendo e pode ser solicitado pelos clientes.

A implementação desta lista que vale em todo o país serve para regular somente as ligações que são realizadas por empresas que atuam na área de telecomunicações. Desse modo, não pode se estender á chamadas que comumente também são realizadas por empresas que atuma em outros setores.

Os interessados que desejarem se cadastrar devem acessar o site www.naomeperturbe.com.br e criar um login. Para isso será necessário fornecer alguns dados como nome completo, número do CPF e um e-mail válido. Antes de criar o login leia os termos de uso.

Assim, criado o login você preencher um formulário e informar o número do seu telefone. Durante a realização do cadastro o usuário poderá escolher as empresas das quais não deseja mais receber ligações, que geralmente são para o oferecimento de planos de telefonia, TV, serviços de Internet e outros.

A criação desta lista surgiu a partir de uma determinação da Anatel. De acordo com a agência, as companhias não podem mais realizar ligações cujo objetivo é oferecer pacotes e/ou serviços de telecomunicações para os clientes que registrarem os seus números nesse cadastro nacional.

Segundo a Anatel, os estudos de mercado apontam que ao menos uma boa parte de ligações consideradas indesejadas no país é realizada com a finalidade de realizar a venda de serviços da área de telecomunicações e que somente podem ser realizadas por companhias que são reguladas pela agência.

Essa lista chamada de "não perturbe" deverá também ser única na forma de acessá-la. Basta o consumidor registrar o seu número de telefone, que também é único.

Nesse sentido, essa já é uma grande conquista para os consumidores que a partir de agora poderão contar com a opção de receber ou não este tipo de ligação.

As propagandas são sim bem-vindas, uma vez que prestam um serviço útil aos consumidores oferecendo ofertas de serviços diversos. Contudo, o número de chamadas de empresas de serviços de telemarketing tem sido muito frequentes e as pessoas que estão sempre muito ocupadas nem sempre têm disponibilidade para atender e corresponder a essas ligações. Por isso, a opção de bloquear ou não é muito válida, até mesmo para que essas empresas se reeduquem.

Por Sirlene

Bloquear ligações de telemarketing



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *