Confira maneiras eficazes de como desbloquear um celular para poder usar chips de diversas operadoras.
Na atualidade quase ninguém vive sua vida prática sem um aparelho celular na mão. Mas, embora todo mundo precise de um telefone portátil, nem todos podem trocar de aparelho com frequência, pois nem sempre os melhores celulares são vendidos a preços acessíveis.
Muitos dos smartphones foram elaborados de modo a funcionar apenas sob uma operadora, do contrário, nenhum outro tipo de chip funcionará se for encaixado no aparelho. Porém, existe uma alternativa que permite o desbloqueio de telefones celulares. Neste texto será abordado um modo eficaz de realizar esse procedimento. Entretanto, assim que aprender a desbloquear um celular o usuário poderá inserir um chip de qualquer outra operadora, já que, embora muitas vendam aparelhos mais em conta, nem sempre criam um sistema flexível que permita a troca por qualquer tipo de chip. Essa situação dificulta muito a vida dos consumidores, que precisam de praticidade.
De acordo com informações oriundas do site oficial da Anatel, desde o ano de 2010 todas as operadoras têm o dever de manter desbloqueados os aparelhos celulares comercializados, sendo que essa flexibilidade deve estar disponível a todo o momento e de modo gratuito para todos os usuários. Deste modo os consumidores ficam livres para escolher chips de sua preferência, conforme a empresa em que mais confiam.
Em geral, qualquer pessoa que deseje desbloquear algum dispositivo de celular necessita entrar em contato com a operadora, para conseguir ter sucesso no procedimento, com frequência por meio de atendimento telefônico ou dirigindo-se até uma loja especializada. Mesmo assim, é comum que ainda muitas companhias mantenham certa dificuldade para que possam lucrar com isso. Portanto, os passos para realizar um eficaz desbloqueio de celular são os seguintes:
O primeiro procedimento necessário é o de acessar a página eletrônica e realizar o download de um aplicativo chamado WorldUnlock Code, o qual permitirá que o usuário faça o necessário desbloqueio de seu aparelho celular.
O passo seguinte é de instalar o programa em questão, depois de realizado o download é importante não se esquecer de estar com o código IMEI do celular em mãos.
O próximo passo é a utilização do mesmo código IMEI no celular. Se o usuário não souber como acessar esse código, não há motivo para aflição, pois o modo de fazê-lo surgir na tela é por meio da digitação do código indicativo de *#06# no próprio celular, depois é necessário selecionar o fabricante por meio do Menu, em seguida acessar o modelo de celular e, por fim, digitar o código IMEI que foi puxado pelo programa.
Existem diversos modos de realizar o procedimento conforme a operadora. Em caso de a operadora ser a Tim, serão três opções de procedimentos, ou seja: existe a TIM, a TIM NEW1 e também a TIM NEW2. Mas, qual delas deverá ser utilizada? Como saber? Para isso é necessário que o usuário verifique o chip de seu celular, conferindo nele um código numérico de padrão tal como 8955XX no qual o espaço XX estará indicando o código da rede de cada um. Uma pequena tabela esquemática ajudará a distinguir as áreas:
– O número 02 é correspondente ao setor nordeste, ao setor centro-oeste e ao sudeste, com exclusão do Estado de São Paulo;
– O número 03 é correspondente do próprio Estado de São Paulo;
– O número 04 é correspondente a toda região sul, ou seja, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Prosseguindo, o usuário preenche todos os dados exigidos e aciona a função: Calculate. Para finalizar o processo de desbloqueio o usuário precisa desligar o telefone, desatrelar o chip da operadora utilizada, ligar novamente o aparelho e digitar os códigos fornecidos pelo programa.
Por Paulo Henrique dos Santos