Foi só agosto começar, e a Prefeitura de São Paulo começou a presentear o povo da cidade com acesso grátis à rede wi-fi, e a praça Dom José Gaspar, no centro da cidade; passará a ser local onde se poderá baixar aplicativos, assistir vídeos, usar as redes socias, através de tablets, celulares, smartphones, etc.

A praça supracitada é a primeira de muitas a ganharem o acesso a internet de graça, de acordo com idealizadores do projeto "Praças Digitais"; à princípio, o sistema será operado como teste, e após 30 dias uma empresa assumirá o comando do serviço, mas primeiro haverá licitação.

O intuito da fase de testes é corrigir possíveis problemas que possam aparacer, e até mesmo ampliar a capacidade de transmissão do sistema, caso seja necessário; será disponibilizada uma conexão com 512 KBps para downloado e upload para cada usuário.

Prevendo sucesso entre os usuários, a prefeitura acredita que cerca de 200 usuários poderão estar conectados ao mesmo tempo através da conexão da praça; outras 120 praças da cidade deverão ser contempladas, e a expectativa é que até o fim de outubro todas elas estejam em pleno funcionamento.

Por Vinicius Cunha


A operadora Vivo anunciou que em breve colocará no mercado um modelo de celular com recursos de interatividade. O aparelho contará com o Ginga, o middleware de TV interativa desenvolvido pelo Brasil. Provavelmente o novo modelo deve ser fabricado pela LG e Samsung ainda no primeiro semestre. Outros modelos estão programados para estarem nas lojas até o final do ano.

Apesar disso, o lançamento pode esbarrar num problema simples: a falta de conteúdo. O problema, aliás, é o mesmo enfrentado pela TV 3D. E o desenvolvimento de aplicativos para a interatividade móvel depende de uma série de fatores que vão além da simples questão de mercado.

A primeira emissora a fazer testes com o Ginga deve ser a Rede Globo. A empresa também faz frente na interatividade nas TVs e se prepara para entrar no mercado 3D com a Copa do Mundo.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: PC World





CONTINUE NAVEGANDO: