Falha Hearbleed ameaça dispositivos Android

Desde o início do mês de março de 2014 a falha de segurança chamada de Heartbleed tem sido um dos principais assuntos comentados nos meios de comunicação focados em teor tecnológico. Entre as vítimas da falha estão grandes sites e uma variedade de dispositivos ao redor do mundo. Entre os que sofreram estão milhões de usuários de dispositivos Android.

A própria fabricante do sistema operacional móvel já havia alertado que os aparelhos que estavam rodando com base na versão 4.1.1 do sistema estavam sim vulneráveis a ataques do Heartbleed, que são capazes, entre outras coisas, de roubar senhas e acessar outras informações de caráter pessoal que estão contidas na memória do aparelho.

Recentemente uma empresa de análise forneceu ao jornal britânico The Guardian dados segundo os quais mais ou menos 50 milhões de dispositivos Android se encontram vulneráveis a invasão do Heartbleed.

Dos números levantados, cerca de 4 milhões estão apenas nos Estados Unidos. Mesmo assim, o Google não divulgou nenhum comunicado confirmando a informação. Entretanto, a empresa ressalta que o número de afetados ou possíveis vulneráveis seja “inferior a 10%” de todos os aparelhos que se encontram ativos ao redor do mundo.

Outra informação importante foi divulgada por pesquisadores da empresa de segurança Lookout Mobile, que fornece aos consumidores software antivírus para smartphones que tenham o Android. De acordo com o divulgado, algumas versões do Android 4.2.2 que chegaram a ser personalizadas pelas operadoras ou por alguns fabricantes de hardware também podem estar suscetíveis a falha de segurança.

Para não acabar ficando no prejuízo com os ataques dessa falha, é importante que os usuários de dispositivos móveis tomem alguns cuidados básicos importantes. Entre eles estar atendo aos comunicados divulgados pelas empresas a medida que os pontos vulneráveis sejam corrigidos.

Também é preciso alterar as senhas na hora certa. Ou seja, mude a mesma assim que receber a informação de que seu sistema está protegido. Quem altera antes pode até estar contribuindo e deixando sua senha mais fácil de ser acessada.

A empresa de segurança Lookout disponibiliza um app gratuito que indica que se seu sistema foi ou não afetado pelo bug. Para baixar o detector de Hearbleed clique aqui.

Por Denisson Soares

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies