O lançamento do sistema operacional móvel desenvolvido pela fabricante de eletrônicos coreana Samsung já é aguardado por um bom tempo.
A parceria mais promissora para o lançamento do Tizen, era entre a Samsung e a operadora japonesa NTT DoCoMo. Porém, ao que tudo indica, a NTT DoCoMo arquivou seus planos para lançar um smartphone com o sistema operacional Tizen.
No dia 16 de janeiro de 2014, a operadora japonesa de telefonia móvel confirmou que deixou na prateleira os planos para o lançamento de um smartphone Tizen, dizendo que os sistemas dominantes hoje – iOS e Android – são muito populares, e não há espaço para um terceiro sistema operacional direcionado aos dispositivos móveis.
Hiroki, porta-voz da NTT DoCoMo deu a seguinte declaração: "O mercado não é grande o suficiente para suportar três sistemas operacionais, neste momento".
Para justificar a tomada de decisões, a operadora mostrou até dados estatísticos recentes mostrando números do crescimento local do mercado de smartphones.
A fabricante sul-coreana de equipamentos eletrônicos Samsung investiu tempo e esforço imenso no Tizen, e por esse motivo, esta é claramente uma grande decepção para a empresa.
Os primeiros rumores indicavam que a plataforma Tizen seria lançada no fim de 2012, porém já estamos no primeiro semestre de 2014 e ainda não temos uma declaração oficial de quando será anunciado.
Curiosamente, o plano da Samsung não está nos Estados Unidos e por isso, provavelmente não existirão celulares com esta plataforma no país. Isso porque o mercado norte-americano parece muito definido para outra plataforma, tornando a Ásia e a Europa o foco principal do Tizen.
A lista dos outros apoiadores de alto nível do sistema operacional Tizen inclui empresas como Inter, Orange e Vodafone, então ainda existem grandes chances para a nova plataforma móvel ser lançada em outros paises, porém não na mesma escala sem a NTT DoCoMo.
Os últimos boatos dizem que a Samsung finalmente anunciará aparelhos rodando Tizen em um evento mundial a ser realizado em Barcelona na Espanha, chamado Mobile World Congress. Se os rumores forem verdadeiros, ficaremos sabendo em algumas semanas. O que nos resta é aguardar para ver.
Por Júnior Beluzzo
Foto: Divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?