Um aplicativo para smartphones e tablets chamado "Arte Fora do Museu" será lançado nesta quinta-feira (26 de outubro), oferendo a seus usuários um roteiro das obras de arte e arquitetura na cidade de São Paulo.
Há vários roteiros no aplicativo. Um deles é dedicado exclusivamente a arquitetura moderna. Outro mapeia murais de artistas desconhecidos, e assim por diante. Ao todo o aplicativo contém cerca de 150 obras de arte a céu aberto.
Além de indicar a localização das obras, o "Arte Fora do Museu" também contém imagens e vídeos de especialistas comentando cada item.
O aplicativo já pode ser baixado em iPhones e em breve deve estar disponível para usuários de smartphones com o sistema operacional Android, do Google.
Os idealizadores do projeto são Felipe Lavignatti (jornalista) e André Deak (fotógrafo). O jornalista explicou ao jornal "Folha de S. Paulo" que houve um critério para a seleção das obras que estão visíveis no aplicativo. “Como em qualquer exposição de museu, precisamos escolher”, justifica Lavignatti. Um dos critérios adotados é se a arte é ou não moderna, o que deixou de fora locais históricos. Além disso, é necessário estar ao ar livre e ser gratuita.
Por Mozart Artmann