Como usar o Modo Escuro do Google no Android



Confira o passo a passo de como usar o Modo Escuro do Google no Android.

O modo escuro em qualquer dispositivo é muito útil, certo? Seja ao navegar no Twitter em seu notebook, tablet ou celular, ou até mesmo ao diminuir o brilho da tela de seus dispositivos já ajuda não só a evitar quem está ao seu lado que olhe o que você está fazendo/postando, como, por exemplo, à noite, preservando a vista ao utilizar um dispositivo com menos brilho ou intensidade e, inclusive, preserva a bateria dos aparelhos.

A história do modo escuro nos aplicativos/programas não possui uma origem exata, mas desde que foi constatado que o alto brilho dos aparelhos eletrônicos durante a noite pode afetar a visão, as empresas e programadores têm procurado implementar nos códigos desses programas o modo noturno.



Recentemente, com a origem do Android 10, vários aplicativos como o WhatsApp e o Instagram passaram a aderir ao modo escuro e estão fazendo muito sucesso.

Portanto, veja agora como ativar o modo escuro no aplicativo da ferramenta de busca do Google.



Passo a passo:

Antes de iniciar o tutorial, você deve entrar na Play Store e procurar saber se seu aplicativo Google está na versão mais recente. Caso não esteja, procure atualizá-lo, pois caso contrário, não será possível alterar para o modo escuro.

Após atualizá-lo, realize os seguintes procedimentos:

  1. Abra o aplicativo do Google e toque no sinal de três pontinhos que representa a função “mais” do app;
  2. Depois, clique “Configurações” => “Geral”;
  3. Procure por “Tema escuro” e clique na opção “sempre” caso não tenha o Android Pie;

Feito isso, ao voltar para a tela do mecanismo de busca, o aparelho já estará configurado no modo noturno.

Para quem acessa no Google Chrome, basta instalar uma extensão que permita alterar para o modo escuro.

Vale ressaltar que a versão do modo escuro só está disponível em aparelhos Android e ainda não há previsão de quando ele vai chegar ao iOS.

Quais aparelhos já possuem a função “modo escuro” do Google?

Até o momento, todos os aparelhos com Android 9 (o Android Pie mencionado acima) e o Android 10 lançado recentemente já podem usufruir do modo escuro. Além disso, como mencionado, o Google Chrome para PC (seja notebook ou desktop) também está liberado se utilizar uma extensão.

Já para quem possui aparelhos Android de versões antigas, a função ainda não está disponível e não há previsão de quando ou se vai chegar, mas há como usufruir do modo noturno como um todo ao instalar aplicativos de terceiros.

Como dito acima, o modo escuro do Google ainda não está disponível para iOS.

Quais aplicativos possuem modo escuro e como configurá-lo?

A seguir listamos alguns aplicativos que possuem o modo escuro assim como o Google. São eles:

  • Instagram: Ano passado o Instagram já entrou na moda dos apps com modo escuro. No entanto, apenas quem possui o Android 10 ou iOS 13 pode usufruir dessa função ao entrar nas configurações dos respectivos aparelhos;
  • Messenger: Atualização recebida em abril de 2019, serve tanto para Android como iOS e não há especificação de aparelho, visto que, para configurá-lo, basta acessar as configurações do próprio aplicativo e clicar na função;
  • Telegram: o rival do WhatsApp adquiriu a função antes de seu competidor e não há especificação de qual dispositivo permite usufruir da mesma. Para configurá-lo, basta ir nas suas configurações e procurar pelo modo escuro;
  • YouTube: o mais popular aplicativo de vídeos já possui o modo noturno em qualquer dispositivo. Para acessá-lo, basta ir em “Configurações” => “Geral” => “Modo Escuro”;
  • Twitter: a rede social famosa por seus Tweets pode ser considerada a primeira a usufruir do modo escuro. Para configurá-la, basta prosseguir do mesmo modo que o YouTube e está presente em qualquer aparelho.

Há outros aplicativos como o WhatsApp (recentemente), Reddit, Amazon Kindle e Outlook, que também possuem o modo noturno.

Portanto, não perca tempo e ative já esta função e preserve a sua visão e a bateria de seu dispositivo!

Por Leonardo Silva Aguirre

Modo escuro do Google

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *