Como bloquear o IMEI do celular roubado



  

Veja como encontrar e bloquear o IMEI do celular em casos de roubo.

O alto índice de roubos de celular no Brasil está aumentado a cada dia que passa. Em dezembro do ano passado era de aproximadamente 1,5 milhão o número de celulares que foram bloqueados e o nosso país é o segundo colocado com mais casos de furtos e roubos do mundo com uma taxa de 25%, só perde para a Índia com 35% dos casos.

Este número é dividido entre perdas, furtos ou roubos. As informações são fornecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

As notícias são de que o aumento em um ano é de 21% em relação aos anos anteriores. Mas afinal, se você perder o celular ou for roubado, sabe o que fazer para bloquear as suas informações e privacidade?

Se a sua resposta foi não, continue lendo este texto e descubra:

· O que fazer para bloquear

· Como identificar seu registro IMEI

· Como rastrear o celular pelo IMEI

O que fazer para bloquear

Se o seu celular for roubado, é possível bloqueá-lo para que ladrão não tenha acesso às suas informações. Essa atitude desestimula muitos bandidos na prática deste crime que por muitas vezes acaba até em tragédias.

Para você bloquear seu celular é preciso tomar algumas atitudes essenciais. O primeiro passo é identificar o IMEI do seu aparelho, em seguida fazer um registro de boletim de ocorrência na delegacia de polícia.

Existe uma pequena diferença no caso de perdas e furtos para roubos na hora de registrar seu boletim. Se você recebeu grave ameaça em um roubo como, por exemplo, ameaça de morte ou agressão, é importante se deslocar até a delegacia mais próxima do local do ocorrido.

Caso o seja apenas a perda ou furto, você pode registrar pela Delegacia Online e fazer um boletim de ocorrência digital. Se você residir no estado de São Paulo é possível acessando a Delegacia Online: http://www.ssp.sp.gov.br/nbo.





Cada estado tem sua forma de registrar suas ocorrências. Nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná existe o registro diretamente no site da Polícia Civil, procure no Google o site da polícia civil do seu estado.

O próximo passo para bloquear seu celular é acionando a sua operadora. As operadoras no Brasil são: Claro através do número “1052”, Tim com “1056 ou *144”, Oi com “1057 ou *144”, Vivo digite “1058 ou *8486” e finalizando a Nextel com o número “1050 ou direto pelo (11) 4004-6611”.

Como identificar seu registro IMEI

Para localizar o registro do IMEI do seu aparelho é muito fácil. Cada marca disponibiliza de uma forma diferente, no entanto, alguns locais são padrões como o verso da caixa do aparelho, o verso do próprio aparelho, o interior quando retirada a bateria ou o jeito mais fácil, digite: *#06#.

Após inserir esse número, o IMEI com o código de 15 dígitos aparecerá automaticamente na tela do seu smartphone. Caso não possuir a caixa ou o aparelho, ainda existe mais uma alternativa para quem possui sistema Android.

O Android é do Google e existem diversos aplicativos e ferramentas do Google que atrelam o seu IMEI e quando você acessar o Google Dashboard: https://myaccount.google.com/dashboard?hl=pt-BR será possível acompanhar e identificar os possíveis códigos do IMEI.

Como rastrear o celular pelo IMEI

Existem diversos aplicativos que conseguem localizar um celular perdido ou roubado. No entanto, nem sempre é possível encontrá-lo porque é preciso estar com algumas funcionalidades habilitadas como GPS, Dados e Wi-Fi, por exemplo.

Infelizmente, não é possível rastrear o aparelho pelo IMEI, apenas bloquear seu acesso a distância com auxílio das operadoras de telefonia móvel.

A solução atualmente no caso de furto ou roubo é tomar as providências do bloqueio do IMEI, efetuar o boletim de ocorrência e procurar um novo aparelho. Hoje nem sempre é indicado usar aplicativos espiões e passar os dados para a polícia para tentar recuperá-lo pelo perigo e risco de violência.

Por Marcio Ferraz

Bloquear celular roubado



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *