A parcela de usuários com a mais nova versão do Android, a Kitkat, está aumentando. Quem afirma isto é a Google, em dados revelados pela empresa nos últimos dias. O numero de pessoas que estão usando a última versão do Android dobrou.
No relatório anterior, o sistema marcava 2,5% de participação em toda a base de dispositivos aonde o Android vem embarcado. Desse total, a ampla maioria ainda usa android a partir da versão 4.1, a Jelly Bean, que tem praticamente a metade de todo o marketshare do sistema operacional. Vale destacar que estas medições são feitas a partir de acessos à Google Play, a loja de apps do Android.
O numero de usuários com a versão 2.3 do Android vem reduzindo a cada mês. Para você ter uma ideia, neste ultimo relatório chega a menos de 18% de participação do “Windows XP” das versões do android como o Ginger era conhecido. Embarcado em aparelhos de configurações baixas, foi a primeira versão de várias pessoas, principalmente aqui no Brasil.
O bom avanço do KitKat se dá graças aos Nexus 4 e 5 e dos smartphones Moto X e G que recebem o Android, nos primeiros puro e no segundo com pequenas alterações da Motorola. Outras fabricantes estão aos poucos atualizando seus aparelhos para versões mais avançadas do sistema de código livre.
O grande problema é que grande parte dos aparelhos com Android vendidos por aí nem atualização tem, o que não garante que o user esteja na ultima versão do sistema. Ainda vai levar um bom tempo para diversos aparelhos chegarem a ter a 4.4, mesmo com as promessas das fabricantes.
O KitKat teve importantes mudanças para suportar aparelhos mais modestos, estimulando a adoção do 4.4 em dispositivos mais baratos ou garantindo a atualização dos mesmos, que andam um pouco esquecidos. Vale mencionar, que o Android vem amadurecendo e se consolidando contra a concorrência.
Por Leandro de Souza
Foto: divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?