O Banco Central apontou um resultado surpreendente em relação ao uso de dispositivos móveis. O atendimento oferecido pelos bancos por celulares e tablets cresceu 334,7% em 2012. Os dados têm como base o ano de 2011 referentes aos pagamentos varejo e os canais de atendimento.
Mesmo com o aumento significativo, o acesso usando celular representa apenas 2,3% do total de acessos, dessa forma o atendimento pela internet permanece o maior, correspondendo 37,4% das operações realizadas fora do banco.
No mesmo período não houve crescimento significativo no atendimento realizado nas redes de autoatendimento, cujo aumento foi de apenas 1%. Mesmo nas agências e postos o aumento não foi expressivo, mesmo com o aumento no número de agências e de terminais adicionados à rede bancária de diferentes bancos.
Os principais bancos apresentam toda uma estrutura para que os clientes possam acessar as contas bancárias e realizar transferências e demais transações usando smartphones e tablets. Apesar do aumento, os casos de fraudes não têm crescido muito, isso por conta dos inúmeros dispositivos de segurança que foram desenvolvidos para evitar roubos virtuais. O que aumenta a confiança dos clientes que passaram a utilizar mais os dispositivos móveis em suas consultas bancárias. Contudo é importante não usar redes públicas de Wi-Fi ao realizar o acesso ao banco.
Por Robson Quirino de Moraes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?