O nome do sistema é Insight, que é projetado pela Google Glass e parcialmente financiado pelo Google, o aplicativo consegue identificar uma pessoa apenas com o reconhecimento de roupas e outros acessórios. O smartphone ou fone do Glass do usuário, o avisaria assim que terminasse o reconhecimento de alguma pessoa conhecida, evitando que ela passe desapercebido pelo mesmo.
A empresa diz que o objetivo dessa tecnologia, é ajudar os usuários a identificar familiares e amigos em locais com superlotação, como aeroportos, shows, ruas e etc, a fim auxiliá-lo a não ficar perdido, ou não perder um encontro com essas pessoas.
O grande inconveniente é que esse reconhecimento é baseado em roupas e acessórios de uma pessoa, que são armazenadas em um banco de dados fechado, o que acarreta que se a pessoa mudar seu esquema de roupas, acabará passando desapercebida pelo sistema do Insight.
O banco de dados de reconhecimento é criado de uma forma bastante prática. Através de fotos diversas de uma pessoa, o aplicativo cria um arquivo que registra os padrões de roupas e cores, gerando algo como uma impressão digital da aparência de cada um, permitindo o reconhecimento após esse registro. É lógico que existem avançados sistemas de reconhecimento facial, mas esse app pode realizar o reconhecimento mesmo se alguém estiver de costas, onde o rosto não pode ser visto.
Por Fábio G. Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?