A tecnologia 4G, recentemente lançada pelas operadoras brasileiras de telefonia, pode interferir no sinal da televisão. Esse alerta é do setor de radiodifusão que chama a atenção da Anatel para o problema, baseado em estudo realizado no mercado japonês.
Atualmente, a tecnologia 4G no Brasil utiliza a faixa de 700 MHz para fazer sua operação. No entanto, essa mesma frequência é ocupada por emissoras de televisão analógicas. Caso as duas tecnologias sejam usadas com o mesmo espectro, provavelmente haverá interferências no sinal de ambos.
Essa afirmação foi baseada em um estudo feito pelo governo japonês. Segundo o estudo, os gastos com filtros para televisores e celulares superaram a marca dos US$ 3 bilhões. Para que isso se resolva, a faixa de 700 MHz deve ser ocupada pela televisão que deve passar sua transmissão para a TV digital, antes que a prestação de serviços 4G seja iniciada.
Não há ainda qualquer estimativa sobre o custo da adaptação dos aparelhos no Brasil. Mas o que não há duvida é que o dinheiro do contribuinte brasileiro será gasto mais uma vez por uma falta de planejamento na implementação do 4G.
Por BCC
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?