Um vírus denominado Bad News, atacou o sistema operacional do Google, o famoso Android. Descoberto pela empresa de segurança Lookout, o vírus infectou 32 aplicativos da loja de aplicativos Google Play, e afetou mais de 200 milhões de dispositivos.
A ameaça simplesmente disfarça-se de rede de publicidade, e passa a exibir noticias falsas para divulgar outros aplicativos maliciosos. O vírus sonda o servidor de comandos do aparelho, e envia informações para o servidor, informações bastante importantes como o número do aparelho, MEI (número de série), entre outras informações.
O Google foi notificado quanto ao problema pela empresa Lookout, e removeu todos os aplicativos infectados, juntamente com seus desenvolvedores.
Vários aplicativos, aparentemente inocentes como walpapers, jogos e dicionários, traziam as falsas publicidades do Bad News. Ainda não se sabe se todos os desenvolvedores dos aplicativos em questão faziam parte do esquema para alastrar o vírus, ou se eles foram enganados acreditando se tratar realmente de um simples programa de publicidade.
Foram encontrados servidores do malware na Alemanha, Ucrânia e Rússia, mas a empresa Lookout esta trabalhando para a queda destes servidores.
A Lookout ainda orienta aos usuários que para se manterem seguros é necessário sempre se atentar a pequenos detalhes, mas que podem fazer a diferença, como checar se nas configurações do sistema, quando a instalação de aplicativos está demarcado a opção de instalar apps de “fontes desconhecidas”, desta forma é mais difícil que aplicativos maliciosos possam ser instalados sem que o usuário perceba. E também orienta quanto à utilização de antivírus para aparelhos móveis.
Por Francine Cardoso de Araujo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?