Com certeza a RIM está investindo pesado no seu mensageiro BlackBerry Messenger, pois na última quinta-feira, dia 19 de julho, foi divulgada nos Estados Unidos, pelo sistema de patentes local, uma nova patente solicitada pela companhia. O projeto é bem curioso e é voltado ao próprio Messenger.
A patente indica uma tecnologia capaz de registrar as emoções expressadas pelo usuário enquanto ele digita uma mensagem, tudo se baseando na forma como ele digita no smartphone. A técnica age de forma semelhante ao acelerômetro e é capaz de identificar qual é a força que o usuário toca nas teclas, se ele está tremendo e qual é a força que está sendo feita para segurar o smartphone – fatos que podem indicar irritação ou tristeza. Ainda, o ato de digitar mais levemente pode indicar que conheceu uma pessoa nova ou que se sente muito a vontade com quem está conversando. É assim que a nova tecnologia da RIM “pensa”.
Além disso, outra curiosidade é que a interface do mensageiro muda de acordo com o humor de quem o está utilizando. Se a pessoa estiver irritada a fonte ficará maior, ou se a pessoa estiver feliz o Messenger deixará a conversa ainda mais agradável visualmente.
Não se sabe se essa nova tecnologia estará presente no novo BlackBerry Messenger, mas seria uma ideia bastante inovadora se fosse aplicada.
Por Guilherme Marcon