Recentemente, a coalisão entre Samsung, Panasonic e Intel resultou em um novo sistema operacional opensource para dispositivos móveis, chamado de Tizen.
O novo SO foi anunciado na primeira semana de maio e disponibilizado para desenvolvedores, através de uma versão contendo código-fonte e kits de desenvolvimento.
O Tizen, que tinha previsão de lançamento para o primeiro trimestre deste ano, é baseado na plataforma Linux. Seu layout é clean, com cinco fileiras para organização dos ícones do menu e botões na parte inferior para operações básicas como “Contatos” e “Configurações”.
A primeira versão do Tizen (1.0) tem o apoio da Linux Foundation e foi lançada com serviço de localização, conectividade Wi-Fi, ferramenta de aceleração do emulador através do Intel Hardware Acceleration Manager, maior suporte para HTML 5 e busca refinada por apps.
O novo sistema operacional possui maior flexibilidade nos templates e na identificação de bugs, além de ter uma nova ferramenta chamada Simulador, que suporta as APIs Tizen e torna possível que os usuários utilizem mais de um aplicativo ao mesmo tempo e também que acessem a webapps.
Para ter uma ideia melhor sobre o Tizen, basta assistir o vídeo que foi disponibilizado no YouTube com um Tour pelo sistema operacional.
Por Guilherme Marcon
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?