Celulares podem revelar criminosos

Quem é fã da série CSI já deve ter visto os peritos analisando um celular para localizar mensagens enviadas por um criminoso, ou descobrir para quem ele ligou. O que muitos não imaginam é que os peritos brasileiros de verdade contam com algo parecido para tentar solucionar os mais variados crimes.

Aliás, o programa usado pela polícia criminalística de São Paulo é o mesmo que é utilizado por órgãos federais americanos como o FBI. Através dele é possível destrinchar o conteúdo da memória de um celular, e até mesmo recuperar informações que já foram apagadas.

Isso também vale para um PC. Depois de apagados e excluídos da lixeira, os arquivos permanecem no disco rígido. Através do software a polícia consegue então localizá-los mesmo quando a exclusão aconteceu há meses.

Nos últimos dez anos o número de perícias digitais no estado de São Paulo aumentou quase 500 por cento. Os criminosos virtuais que se cuidem.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: G1

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies