O site Tech Crunch divulgou a novidade da Nokia, referente ao app Nokia Maps, que já existe há um ano e roda em Android, iPhone e iPad.

Agora é possível ouvir de graça as direções a serem tomadas, como um GPS normal, sem ter que ficar olhando para a tela do seu aparelho.

O site do Nokia Maps no dispositivo móvel é m.maps.nokia.com. Mesmo sendo apenas em inglês, a funcionalidade do aplicativo é muito boa, e vem com um diferencial de ter navegações com transporte público e a pé, além de navegação via carro.

Como um GPS normal (dependendo do tipo, claro), quando for utilizar o Nokia Maps, basta digitar a origem e o destino. Na sequência será feita a pergunta se você deseja ter as orientações por áudio ou não. Se você responder “sim”, será feito o download de um arquivo – apenas na primeira vez que utilizar esta opção – com cerca de 2 MB, e depois partirá para as instruções em inglês britânico.

Por enquanto, a opção de orientação via áudio só está disponível na versão de navegação a pé.

Ainda assim, um dos grandes diferenciais é ter, além da exibição de mapa padrão com ruas e nomes, a visão por satélite, a visão via transporte público e também uma ótima opção que é a visão de tráfego ao vivo, que auxilia a planejar melhor a sua rota.

Por Guilherme Marcon


A Vivo, uma das maiores companhias de telefonia móvel do Brasil, anunciou recentemente mais um serviço que será disponibilizado para os seus usuários.

Será uma plataforma de navegação feita com base nos sistemas de mapas em GPS para que os usuários consigam utilizar o seu smartphone como serviço de navegação por ruas e estradas das grandes cidades. O nome do serviço que está sendo lançado é o Vivo Co-Piloto Trânsito.

O aplicativo foi feito pensando especialmente nos motoristas brasileiros. Um dos grandes diferenciais quando se compara este sistema com outros aplicativos com a mesma função é que ele foi feito todo em português. Segundo as informações da Vivo, os usuários do serviço poderão obter rotas e informações do trânsito em tempo real através do serviço de atualização pela internet, além de apontar irregularidades durante o seu trajeto.

Os usuários poderão fazer o download de mapas completos da cidade, sem precisar ficar carregando depois novamente a cidade que está.

Por enquanto o serviço está disponível em apenas algumas cidades, mas em breve será disponibilizado para todas as capitais e grandes cidades brasileiras.


Locomover-se pelas ruas de todo o país tem ficado mais fácil, pois o advento de equipamentos GPS (Global Position System), há algum tempo, facilitou a procura de endereços em todas as unidades federativas brasileiras e, em alguns casos, até em cidades do exterior.

Os mais modernos aparelhos celulares possuem sistema de identificação do posicionamento global. O Nokia C3, diferentemente, não apresenta esse recurso, mas é possível o acesso a mapas através da instalação de aplicativos específicos, como é o caso do Navigami, que abrange navegação offline.

De acordo com a Nokiatividade, portal de debates da Nokia, o Navigami roda em aparelhos celulares com o sistema Java instalado. Basta o usuário baixar mapas diretamente para o telefone.

Entre as principais funções do aplicativo destacam-se mapas de vetor, vista em duas e três dimensões (2D e 3D), rotas, navegação de destino, bússola digital, computador de bordo e alerta de proximidade.

Para tornar o aplicativo útil é necessário conectar o celular, por meio de Bluetooth, com um Módulo da Nokia batizado de GPS Bluetooth LD-3W.

Por Luiz Felipe T. Erdei





CONTINUE NAVEGANDO: