Ubuntu está disponível na Windows Store



  

A Microsoft disponibilizou o Ubuntu na Windows Store para download ou atualização no sistema Windows 10.

Que a Microsoft ama o Linux, todo mundo já sabe, até porque a própria Microsoft já admitiu. Pouco a pouco, o potencial do open source foi sendo adicionado aos negócios da gigante. Foi divulgado no evento Build 2017 (promovido pela Ms e destinado a desenvolvedores) que o Ubuntu está presente na Windows Store, tanto para download quanto para atualização, no sistema Windows 10.

A ideia soa ótima: rodar a distribuição com assinatura Linux mais querida em todo o mundo, através do Windows 10. Mas na prática, existe uma outra questão: a versão roda limitadamente. No aplicativo disponível para download na Windows Store, é possível ler na descrição do Ubuntu, que o software disponibiliza o Terminal, além de afirmar que oferece linhas de comando do Linux.

Para poder aproveitar os novos recursos do aplicativo, é necessário que as funções de subsistemas do Windows para o Linux, sejam ativadas. Para isso, você deve acessar as configurações do Windows e, após ativar o necessário, reiniciar o seu computador.

O aplicativo da Ubuntu, a primeiro momento, apenas pode ser acessado para os membros do programa Windows Insider. Uma opção válida para obter o acesso, é fazer o cadastro gratuito do programa e, depois, tentar realizar o download no aplicativo.





Estima-se que depois do Ubuntu, outras distribuições de Linux sejam integradas ao sistema operacional Windows 10, podemos usar como exemplo o Fedora ou o openSUSE. Ao que tudo indica, somente o Terminal está disponibilizado nessa sandbox do software Ubuntu para rodar em sistema Windows. Contudo, já foi anunciado pela Microsoft, que o ideal é que futuramente seja possível que as distros rodem emparelhadas com o Windows, de acordo com a integração entre sistema e programa.

A Microsoft fez esse anúncio há dois meses atrás, em meio, portanto, espera-se que ela continue cumprindo com sua palavra, melhorando a experiência do usuário, agregando valor à sua marca e, sobretudo, se consolidando como a gigante que é nesse mercado.

Por Carolina B.

Ubuntu



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *