ProDeaf – Aplicativo para pessoas com deficiência auditiva



  

Criado por estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco, o ProDeaf é um aplicativo para smartphone que procura facilitar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e não deficientes.

O programa consiste na tradução de palavras ditas em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ao mesmo tempo em que alguém está falando, aparecem na tela do aparelho os sinais correspondentes às frases em português.

O download do programa é gratuito, mas ainda só está disponível para aparelhos com sistema Android. Há previsão de que ainda na próxima semana já possa ser efetuado o download do software para Windows Phone e smartphones da Apple.

Apesar de lançado essa semana, o Prodeaf foi desenvolvido em 2011, quando João Paulo Oliveira, de 26 anos, fez amizade com o colega Marcelo Amorim, deficiente auditivo. Comovido pela dificuldade de comunicação enfrentada pelos surdos, João começou sua empreitada.





No mesmo ano em que o aplicativo foi criado, Oliveira e sua equipe receberam a segunda classificação do prêmio Imagine Cup 2011, uma das mais importantes competições universitárias de tecnologia de todo o mundo, promovida pela Microsoft.

Por Davi Pizelli

Fonte: Uol



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *