Dicas para saber se seu smartphone é original



  

Todos sabemos que os celulares mais populares vêm ganhando cada vez mais espaço para as versões chamadas "fake".

Os aparelhos fakes ou falsiê estão cada vez mais parecidos com os originais e há relatos de que eles podem durar até um ano ou mais. O fake do modelo Galaxy S3 mini vem sendo comercializado no mercado negro por menos de duzentos reais e é necessário saber diferenciá-los para não cair em uma possível roubada.

Algumas dicas são muito úteis e servem para testar a originalidade de qualquer dispositivo que rode o sistema operacional Android. O primeiro passo é acessar as informações de fábrica do dispositivo que pode ser localizado em configurações. Em número do modelo (para o Galaxy S3 Mini, no caso) deve ter a descrição GT–I8190 e a versão Android deve constar 4.1.2, referindo se a mais atual. Desconfie se a versão apresentada for 2.2). Outro detalhe interessante é que os basebands (ou banda de base) originais sempre começam com 18190. O selo da Anatel também é batata: um aparelho fake jamais terá a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações. Ao abrir a tampa na parte de trás o selo poderá ser localizado na bateria. Importante lembrar que esta regrinha básica não vale para os aparelhos comprados em outros países, que podem ser originais, mas obviamente não terão o selo do órgão brasileiro.

O Samsung APPS é outra maneira infalível de verificar se o aparelho é mesmo um Samsung S3 Mini original. Para funcionar devidamente deve ser usado um gadget oficial da fabricante. Além do Samsung Galaxy S3 Mini, outro modelo muito falsificado é o iPhone com o ousado e muito conhecido HiPhone.





Outros detalhes podem distinguir facilmente um aparelho original de um aparelho fake como a aparência do material a qual foi produzido, tela com resolução estranha (geralmente com muito brilho ou opaca demais) e até mesmo uma notável fragilidade sentida no touch.   

Por Luciana Ávila

Smartphones

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *