Navegador estará disponível na Apple Store, para iPhones e iPads, em breve.

Está prevista para as próximas semanas a chegada do navegador Mozilla Firefox aos iPhones e iPads. Após um longo período de testes durante quase todo o ano de 2015, a Fundação Mozilla, que é responsável pelo navegador, informou que agora o aplicativo está pronto para ser disponibilizado na Apple Store.

Concorrente direto do Safari (Apple) e do Chrome (Google), o Firefox chegará aos consumidores após uma bateria de testes com usuários de países como Canadá, Áustria, Austrália e Nova Zelândia.

Nick Nguyen, o vice-presidente da Mozilla para Firefox, afirmou em entrevista ao Estado, que um grande fator na demora para o lançamento da versão para iOS se deve ao fato de que a empresa estava com foco total no desenvolvimento do produto para disponibilização no sistema Android, pois este é muito menos restrito, consequentemente, mais aberto ao mercado.

Pela visão da Apple, o Firefox demorou tanto para chegar a uma versão para o sistema iOS, pois para que fosse desenvolvido para a plataforma, ele deveria ser feito utilizando o kit de desenvolvimento especifico da empresa da Maçã.

No ano de 2015, porém, houve a virada na negociação, onde a Mozilla resolveu dar o braço a torcer, graças a grande popularidade de dispositivos utilizadores do sistema iOS no mundo. Deixando assim tudo certo para que o Firefox finalmente seja disponibilizado dentro de alguns dias para download na Apple Store.

Ainda Segundo Nguyen, o maior objetivo da Mozilla é alcançar o maior número de pessoas que façam a utilização do aplicativo no mundo. Isso será uma tarefa facilitada, devido à grande popularidade do navegador começando pelos sistemas para PC, e passando pelos sistemas desenvolvidos atualmente para smartphones.

Para iniciar as atividades no iOS, a versão do Firefox virá equipada com um sistema de busca inteligente, sugerindo termos ao usuário conforme este digita a palavra ou até frase. Outra funcionalidade será a sincronização de dados. Os dados do Firefox do PC poderão ser sincronizados facilmente com o aplicativo do celular, possibilitando, por exemplo, o compartilhamento de senhas salvas automaticamente em um aplicativo diretamente no outro.

Por Igor Furraer

Firefox no iOS


A competitividade de inovações em termos de smartphones não para. Depois do anúncio do Ubuntu, é confirmado pela empresa Sony o lançamento em 2014 de aparelhos contando com o sistema do já conhecido Firefox.

Para quem já está cansado de utilizar os velhos softwares em seus aparelhos celulares, e para os amantes do Mozilla, a novidade é favorável, e possibilitará ao consumidor a escolha de sua preferência.

Tais planos foram revelados pelo CEO Bob Ishida em um evento com a operadora Telefonica. O sistema já está em desenvolvimento, e promete atingir novos segmentos de mercado, oferecendo mais diversidade na hora da escolha dos consumidores. O CEO também afirma que o novo sistema Mozilla vai renovar o conceito do mercado em termos de smartphones.

Alguns dispositivos ainda chegarão esse ano com o intuito de proporcionar um tempo de análise da Sony e demais operadoras que possam mostrar interesse no Firefox OS. A Alcatel e a ZTE serão as primeiras empresas fabricantes a vender os aparelhos com a plataforma Mozilla, mas os fundadores da inovação apostam nessa ideia e prometem uma grande expansão no mercado de celulares.

Por Fábio G. Santos


Uma novidade interessante está disponível para aqueles que possuem ou gostam de smartphones, pois no dia 15 de maio de 2012 foi lançado no Google Play a primeira versão nativa do Firefox (desenvolvedora do navegador de internet) para o sistema operacional Android, que é usado na maioria dos smartphones.

Em 2011, a Firefox informou que faria em breve uma grande mudança na versão móvel de seu browser, pois este navegador era disponível apenas para os dispositivos Android que usavam a tecnologia chamada XUL que consiste em um tipo de ferramenta multiplataforma, a qual serve para desenhar widgets.

Agora, a nova versão oficial do Firefox, em Java, está disponível de forma exclusiva na plataforma do Google e para isso foram feitas modificações no seu layout e na forma de navegar pelo programa.

Deste modo, este navegador para Android está muito parecido com o navegador utilizado em computadores tradicionais. Além da mudança feita no seu visual, a nova versão do Firefox possui um alto desempenho e possibilidade de rápido carregamento de dados. Esta novidade está fazendo muito sucesso, pois o programa já teve mais de 6.000 downloads apenas no Brasil após o seu lançamento.

Por Ana Camila Neves Morais


A primeira versão do navegador Mozilla Firefox para celulares está disponível apenas para os usuários do Nokia N900, pois o browser só funciona com o sistema Maemo 5.

A Mozilla informou que pretende lançar o Firefox Mobile para sistema Android e outros celulares, já nas plataformas do BlackBerry ou iPhone o lançamento deverá ser mais demorado.

O Firefox Mobile terá cerca de 40 aplicativos, os mesmos utilizados na versão desktop, como o weave sync, TwitterBar e o AdBlock Plus, entre outros.

Clique aqui e confira mais informações sobre o novo Firefox Mobile.





CONTINUE NAVEGANDO: