Como Gerenciar o Espaço de Armazenamento do iCloud



  

Seguindo algumas dicas é possível ganhar mais capacidade para arquivar os seus conteúdos na nuvem no iCloud.

O iCloud é o sistema de armazenamento na nuvem, tendo sido desenvolvido pela Apple, caracterizando-se como uma plataforma segura e moderna. O serviço é disponibilizado no iPad, iPhone e iPod Touch, podendo ser configurado de maneira rápida e fácil. Assim como os demais sistemas, esse também possui um limite de armazenamento, sendo necessário gerenciar o espaço corretamente para guardar todos os seus arquivos.

Com algumas dicas simples é possível ganhar mais capacidade para arquivar os seus conteúdos na nuvem, ao configurá-la corretamente é possível ganhar 5GB.

Confira abaixo dicas do que você pode fazer para ganhar mais espaço de armazenamento no iCloud:

Verifique o espaço de armazenamento disponível

Para saber se você precisa de mais espaço de armazenamento no iCloud, primeiro é necessário verificar qual é a capacidade que você tem disponível no momento. Nesse caso, se você está usando o iOS 10.3 ou sucessor, é preciso acessar o botão ‘’Ajustes’’ no iCloud, depois selecionar ‘’Armazenamento do iCloud’’ ou na alternativa ‘’Gerenciar Armazenamento’’.

Se você está usando o iOS 10.2 ou anterior, você deve optar pela opção ‘’Ajustes’’. No Mac, precisa acessar o menu Apple, selecionando o item ‘’Preferências do Sistema’’, em seguida vá em ‘’iCloud’’ e em ‘’Gerenciar’’. No PC, basta ir no ‘’iCloud para Windows’’. Assim, você poderá descobrir o total de espaço que já foi usado e o quanto ainda está aberto para ser usado.

Dicas de gerenciamento

1. Organize os arquivos diretamente no iCloud.com

Por meio do site oficial do iCloud.com, o usuário pode acessar todos os seus conteúdos que foram arquivados na nuvem. Para entrar na plataforma, você só tem que fornecer o seu ID Apple e posteriormente navegar através das alternativas visualizadas na tela de ferramentas.

A partir daí, há a possibilidade de realizar o envio de fotos pelo computador, fazer a restauração de arquivos que haviam sido deletados, usar os apps Numbers, Pages e Keynote para elaborar planilhas, textos e apresentações.

2. Utilize o iCloud Drive





O iCloud Drive é a ferramenta que trabalha na sincronização dos arquivos e faz backups entre computadores e dispositivos da Apple. Esse serviço pode ser configurados no macOS ou em computadores com Windows.

Com esse sistema, você pode fazer o download, envio e excluir vídeos, fotos e documentos usando apenas o computador, sendo necessário estar conectado à internet. Pode-se gerenciar os tipos de arquivos que você quer armazenar na nuvem e checar o espaço ocupado por cada conteúdo. Feito isso, os arquivos serão mostrados em todos os dispositivos que o usuário acessar com iCloud.

3. Desative a Fototeca do iCloud

A Fototeca é o espaço do iCloud que possibilita que o usuário acesse os seus arquivos de imagem pelo celular ou computador. Ao sincronizar as fotos e vídeos, você pode economizar muitos gigabytes no seu dispositivo móvel e macOS, porém enche rapidamente o espaço disponível na nuvem. Desativando o compartilhamento de imagens, você evita que o sistema faça backup de arquivos automaticamente.

Para que isso aconteça, você deve acessar o iCloud Drive, e desativar a alternativa ‘’Fototeca do iCloud’’, que impede que as fotos do seu computador sejam guardadas na nuvem. Dessa forma, você está liberando espaço no celular e no sistema online.

4. Apague backups e arquivos

Apesar de ser muito eficiente para o usuário poupar espaço no celular, o iCloud pode ficar cheio em pouco tempo por conta dos aplicativos dos dispositivos ou sincronizações constantes de fotos. Para quem precisa liberar espaço, o ideal é identificar quais apps e dados que estão ocupando maior espaço de armazenamento e deletar os arquivos sem utilidade. Também é recomendado excluir os backups antigos, que são gerados automaticamente pelo sistema, computador ou celular, e desativar o backup do Whatsapp.

Se você tem arquivos muito importantes e não pode exclui-los, a melhor solução é mudar o plano do iCloud, optando por um com maior capacidade de armazenamento.

Por Simone Leal

iCloud



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *