Como Compartilhar a Localização em Tempo Real pelo WhatsApp



  

Nova atualização do WhatsApp permite que a localização seja compartilhada em tempo real.

Nesta terça-feira, dia 17 de outubro, a equipe oficial do WhatsApp divulgou esta nova ferramenta. Agora os usuários poderão compartilhar suas localizações com seus contatos em tempo real. Não entendeu como funciona? Vem cá, a gente explica!

Nova ferramenta do WPP: compartilhamento em tempo real de localização

A mais nova ferramenta da plataforma de troca de mensagens mais usada em todo o mundo recebeu o nome de localização atual, e estará disponível para uso em poucas semanas.

O lançamento possibilitará aos usuários compartilhar sua atual localização ao vivo, e terá opções de compartilhamento desde 15 minutos, até 8 horas.

Quais aparelhos receberão

A nova funcionalidade está disponível para os dispositivos que usem sistema operacional Android e/ou iOS. Seja o seu aparelho top de linha, intermediário ou básico, será possível fazer uso do compartilhamento de localização em tempo real, desde que o sistema operacional seja compatível e, é claro, o seu aplicativo do Whatsapp esteja atualizado.

Quase um serviço de rastreamento

Quando a localização em tempo real é compartilhada, é possível ir acompanhando o trajeto da pessoa enquanto fala com ela. Para as mães e pais preocupados e desconfiados de plantão, essa utilidade pode ser uma carta na manga. No caso de você estar chegando em algum lugar, por exemplo, e querer que a pessoa saiba onde você está e quanto tempo vai demorar para chegar, também é bem útil.

Marcar encontros nunca mais será um problema. Você pode compartilhar sua localização com a pessoa ou vice-versa e então, quando vocês estiverem próximos ou no mesmo lugar, saberão imediatamente! No caso de quem viaja ou faz caminhadas, também é uma boa ideia para marcar pontos e distâncias.

É possível escolher por quanto tempo a pessoa saberá sua movimentação. Você pode dar um acesso de 15 minutos, de 1 hora ou de 8 horas. Bastante coisa, né? Assim, não será necessário ficar atualizando a outra pessoa de sua localização através de mensagens ou ligações de período em período.





Outra opção a ser explorada acerca desse recurso, é para quem faz entrega e/ou atendimento usando o APP. Imagine que há uma pizzaria que recebe pedidos via Whatsapp e usa-se do utilitário para comunicar motoboys e etc. Seria ótimo que a pessoa pudesse saber exatamente onde sua entrega está, não é? Iria evitar problemas do tipo ter que atender ligações em um dia de picos de movimentação apenas para dizer "o motoboy já saiu e tem algumas outras entregas antes, a sua já deve estar chegando!".

Quando posso interromper a transmissão?

Independente da opção de compartilhamento de tempo que você tenha feito para determinado contato, é possível interromper a transmissão a qualquer momento a seu bel prazer. Se não quer mais enviar seu trajeto, apenas interrompa.

Assim como todas as mensagens enviadas pelo Whatsapp, a localização quando compartilhada faz parte das informações criptografadas. Como outras funções de privacidade, é possível também escolher quem poderá receber e enviar localizações em tempo real com você. Numa conversa em grupo, por exemplo, é possível escolher os usuários cujo compartilhamento não será liberado, ou seja, os demais do grupo poderão acompanhar seu deslocamento em tempo real enquanto as pessoas vetadas não receberão a informação.

Meu aparelho já está apto à nova função?

A nova funcionalidade já foi agrupada nos serviços do app. Para ter acesso, caso o seu aplicativo esteja desatualizado, acesse a sua Play ou Apple Store, busque pelo Wpp e atualize o aplicativo. As novas funções aparecem automaticamente, bem como os novos emojis e melhorias.

Há rumores que o Wpp esteja planejando também incorporar ligações em grupo, como já faz o Skype! Agora é esperar para ver.

Por David Ferreira

Whatsapp



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *