Google lança serviço que informa sobre fenômenos meteorológicos



  

Serviço é uma plataforma online que traz informações para a população sobre possíveis ocorrências de eventos meteorológicos.

O projeto – se é que podemos denominá-lo assim – envolveu uma parceria entre o Google Maps, Google Now, a página de buscas e o governo que juntos deverão trabalhar para fornecer informações, mais precisas possíveis, em relação a fenômenos meteorológicos que possam ser úteis para a população em geral ou que possam ocasionar algum tipo de risco.

A intenção é tornar mais prático o acesso a informações sobre quais regiões do país poderão enfrentar problemas com tempestades, geadas, alagamentos e tantos outras dificuldades impostas pela natureza.

A iniciativa em questão envolve também o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Integração Nacional o que acabou resultando no que ficou “batizado” de Serviço de Avisos Públicos. Basicamente se trata de uma plataforma online que traz informações para a população sobre possíveis ocorrências de eventos meteorológicos como os apontados anteriormente.

Os órgãos envolvidos nessa parceria se comprometeram e ficaram responsáveis por enviar para o Google mensagens-alertas que irão posteriormente aparecer para os usuários dos serviços da companhia em algum dos três serviços que citamos no início desta matéria. Coisas do tipo declínio de temperatura, tempestades, inundações, alagamentos, baixa umidade e chuvas intensas serão repassadas aos usuários.

Recebendo as informações e mensagens provenientes dos órgãos do governo o Google irá processar os avisos e os deixará disponíveis para seus usuários. É interessante observar que os alertas sobre qualquer ocorrência irão ser exibidos considerando a localização do usuário, o tipo de consulta feita bem como a gravidade do ocorrido.

De acordo com o Google Brasil esse tipo de serviço permitirá ajudar a população a se preparar para situações que possam exigir cuidados uma vez que traz informações com base nos dados do INMET e do CENAD para as ferramentas que a empresa disponibiliza online. Para Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional o serviço auxiliará até a salvar vidas.





Juntamente com o Brasil o Serviço Google de Avisos Públicos também será disponibilizado para outros 12 países. Entre eles a Indonésia, Canadá, Austrália e Japão.

O primeiro país a receber o serviço foi os Estados Unidos lá em 2012.

Para ter acesso a todos os alertas ativos no sistema você pode visitar a página de Avisos Públicos do Google – google.org/publicalerts?hl=pt-BR.

Por Denisson Soares

 

Avisos Públicos do Google



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *