Apple CareKit – Novo Framework ajuda Desenvolvedores a Criar Aplicativos Médicos



  

Empresa disponibiliza kit para desenvolvedores produzirem mais aplicativos direcionados à Saúde.

Existe um ramo de aplicativos que ainda não possui tanto suporte em número de apps, porém, que deve crescer cada vez mais em breve, trata-se dos aplicativos que pretendem aproximar o trabalho médico daqueles que precisam ou procurar um médico ou realizar acompanhamento. Buscando auxiliar nesse crescimento, a Apple lançou o framework CareKit, que auxilia os desenvolvedores a criarem aplicativos com esse intuito.

O framework havia sido anunciado pela empresa da Maçã há cerca de um mês, entretanto, somente agora ele foi lançado e deve fazer com que o número de aplicativos que auxiliam no gerenciamento médico cresça, ao menos dentro da plataforma do iOS.

A Apple já possui um framework com o objetivo de aproximar médicos e pacientes, porém, o foco maior é na coleta de dados para estudos. Enquanto isso, o CareKit também foca na coleta de dados, porém, com o objeto de gerenciar as condições e alterações nas condições do paciente.

As informações que são coletadas por meio do CareKit podem ser compartilhadas com seu médico, bem como com pessoas de sua família.

Por enquanto, por se tratar de um framework recém lançado, apenas quatro aplicativos o utilizam, porém, a tendência é que este número suba rapidamente em breve com um maior tempo do CareKit disponível para os desenvolvedores.





Entre as possibilidades trazidas pelo framework, temos o Cary Card, que auxilia o paciente quanto aos remédios e atividades físicas que deve completar durante o dia, podendo ser monitorado pelo Apple Watch e pelo iPhone.

Já o Insight Dashboard faz o mapeamento e detecção de todos os sintomas do usuário, mostrando os tratamentos possíveis de acordo com os mesmos. Como mencionado anteriormente, o usuário terá a possibilidade de compartilhar seus resultados com o médico e com a família, para alertá-los a respeito de suas condições médicas, o compartilhamento é feito por meio da função chamada ''Connect''.

Enquanto isso, o Monitor de Sintoma e Mensuração é a funcionalidade mais atrativa do CareKit, visto que ele faz um monitoramento completo do paciente. Ele permite ao usuário gravar os sintomas, a evolução dos mesmos, monitorando temperatura e tentando mensurar o tamanho da dor do paciente. Além disso, o progresso do paciente pode ser registrado por meio de alertas ou até mesmo imagens.

Maria Luiza Mazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *