Microsoft encerra Projeto que Adaptava Aplicativos para o Windows Phone



  

Projetos Astoria e Islandwood foram encerrados devido a diversas reclamações dos desenvolvedores.

O Windows Phone sofre com a falta de suporte que muitas empresas não dão ao sistema da Microsoft, acabando por optar por simplesmente não lançar seu aplicativo para o sistema ou então fazer uma adaptação mal feita para os usuários e depois acabar por não atualizá-lo mais. Uma das tentativas da empresa em fazer com que o cenário mudasse era o Projeto Astoria, que facilitava o trabalho dos desenvolvedores para portar aplicativos do Android para o Windows Phone, o qual a Microsoft anunciou seu fim na quinta-feira, 25.

O projeto era um sopro de esperança para os usuários que gostariam de contar com mais opções de aplicativos no Windows Phone e foi encerrado exatamente no mesmo dia em que a empresa anunciou a compra da Xamarin, empresa que trabalha com ferramentas para que os desenvolvedores possam lançar seus aplicativos (para o iOS, Android e Windows Phone) de forma simples e nativa para todos os sistemas.

A empresa também havia lançado na época outro projeto nomeado de "Islandwood", este para portar aplicativos do iOS para o Windows Phone, porém, ambos acabaram ficando de lado com o passar do tempo e agora estão sendo abandonados de vez pela empresa norte-americana.

A notícia foi dada por Kevin Gallo, da Microsoft, que anunciou que a empresa acabou optando por desistir de ambos os projetos pois ouviu diversas reclamações feitas por parte dos desenvolvedores, que acham que o projeto ficou confuso e desnecessário, o que acabou travando o desenvolvimento dos dois projetos por parte da Microsoft.





Como a empresa também anunciou a compra da Xamarin, em outras palavras, a situação muda, mas certamente para um cenário mais positivo, já que o Xamarin possui muito mais suporte e sucesso do que as duas tentativas fracassadas da Microsoft.

Outra notícia é que a Microsoft pretende dar maior destaque aos aplicativos e outros disponíveis no iOS, da Apple. A expectativa é de que diversos aplicativos da loja da maçã acabem por chegar em breve ao Windows Phone, sendo mais uma excelente notícia para os usuários do sistema, que ao que parece, finalmente vão começar a parar se sofrer com a falta de compatibilidade nos aplicativos.

Por Isis Genari



1 comentário em “Microsoft encerra Projeto que Adaptava Aplicativos para o Windows Phone

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *