Rede 2G é a mais utilizada no Brasil



  

Muitas pessoas vêm criticando a rede 3G devido à sua má qualidade, o 4G então nem se fala, que mal chegou e já vem sendo muito criticado. Mas o que poucas pessoas sabem é que no Brasil, a rede 2G é a grande dominante por ser a única rede que cobre todos os municípios do País.

De acordo com João Rezende, presidente da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – esta situação será diferente a partir de junho deste ano, que será quando o 3G estará em todo o território nacional. Atualmente esta rede alcança 3.473 municípios onde vivem 90% da população.

Em 2013 houve uma aceleração da migração para a tecnologia sucessora. Ao início do ano passado, a vantagem em número de celulares era grande, 194,7 milhões contra 53,9 milhões equipados com 3G. No decorrer do ano, o aumento de 75% “roubou” 18% dos clientes que, teoricamente, partiram para uma melhor estrutura e mais rápida.

Segundo Rezende, esta mudança tem duas principais variáveis: o aumento da competição entre as operadoras (que leva para baixo os preços dos aparelhos e pacotes de dados), e o crescimento da renda dos brasileiros. Com uma renda melhor, a tendência é que os brasileiros gastem mais com a compra de smartphones.

“Esse aumento no número de usuários 3G exige cada vez mais investimentos em infraestrutura e banda por parte das empresas para que não tenhamos problemas com qualidade nos serviços”, afirmou o presidente da Anatel.





Enquanto isso, em meio a tantas promessas de melhorias, os usuários vêm adquirindo novos e melhores aparelhos esperando que estas promessas sejam realmente cumpridas. A melhoria das redes, que atualmente é uma das piores do mundo no quesito velocidade, é sonho antigo da população que não desiste e continua acreditando em dias melhores.

Por Jaime Pargan

Internet

Foto: Divulgação



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *