Samsung perde parceria que visava ao lançamento do novo sistema operacional Tizen



  

O lançamento do sistema operacional móvel desenvolvido pela fabricante de eletrônicos coreana Samsung já é aguardado por um bom tempo.

A parceria mais promissora para o lançamento do Tizen, era entre a Samsung e a operadora japonesa NTT DoCoMo. Porém, ao que tudo indica, a NTT DoCoMo arquivou seus planos para lançar um smartphone com o sistema operacional Tizen.

No dia 16 de janeiro de 2014, a operadora japonesa de telefonia móvel confirmou que deixou na prateleira os planos para o lançamento de um smartphone Tizen, dizendo que os sistemas dominantes hoje – iOS e Android – são muito populares, e não há espaço para um terceiro sistema operacional direcionado aos dispositivos móveis.

Hiroki, porta-voz da NTT DoCoMo deu a seguinte declaração: "O mercado não é grande o suficiente para suportar três sistemas operacionais, neste momento".

Para justificar a tomada de decisões, a operadora mostrou até dados estatísticos recentes mostrando números do crescimento local do mercado de smartphones.

A fabricante sul-coreana de equipamentos eletrônicos Samsung investiu tempo e esforço imenso no Tizen, e por esse motivo, esta é claramente uma grande decepção para a empresa.

Os primeiros rumores indicavam que a plataforma Tizen seria lançada no fim de 2012, porém já estamos no primeiro semestre de 2014 e ainda não temos uma declaração oficial de quando será anunciado.





Curiosamente, o plano da Samsung não está nos Estados Unidos e por isso, provavelmente não existirão celulares com esta plataforma no país. Isso porque o mercado norte-americano parece muito definido para outra plataforma, tornando a Ásia e a Europa o foco principal do Tizen.

A lista dos outros apoiadores de alto nível do sistema operacional Tizen inclui empresas como Inter, Orange e Vodafone, então ainda existem grandes chances para a nova plataforma móvel ser lançada em outros paises, porém não na mesma escala sem a NTT DoCoMo.

Os últimos boatos dizem que a Samsung finalmente anunciará aparelhos rodando Tizen em um evento mundial a ser realizado em Barcelona na Espanha, chamado Mobile World Congress. Se os rumores forem verdadeiros, ficaremos sabendo em algumas semanas. O que nos resta é aguardar para ver.

Por Júnior Beluzzo

Tizen da Samsung

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *