Phonebloks – Smartphones customizados pelos usuários



  

Há poucos meses o mercado de smartphones foi surpreendido com um novo conceito, os Phonebloks, que consiste em aparelhos que possam ser montados pelo próprio consumidor de acordo com suas preferências. A partir de um bloco básico, o usuário poderá encaixar os elementos de hardware que mais lhe interessam.

O conceito é interessante, a Motorola está investindo forte nessa ideia com o “Project Ara” que pretende oferecer uma plataforma aberta que pode receber contribuições de designers e inventores de todo o mundo, interessados em contribuir. Segundo a fabricante, a ideia é oferecer uma plataforma aberta e customizável, com o mesmo conceito do sistema operacional Android que já oferece essa possibilidade em termos de software.

As possibilidades são inúmeras, o usuário pode decidir que aparelho ter, de acordo com o que pretende gastar e conciliar uma série de variáveis. Poderá, por exemplo, optar por uma bateria melhor em detrimento de uma super câmera ou escolher as duas coisas.

Phoneblok

Foto: Divulgação





Outra coisa que deve ocorrer se essa tendência pegar é o aumento na oferta de partes com funções diferentes. Amantes da fotografia poderão trocar suas lentes de acordo com suas necessidades e gamers podem optar por um hardware mais potente e maior armazenamento. Ainda abre-se a possibilidade dos componentes serem de fabricantes diferentes.  E caso algum componente importante venha a se danificar, e só substituir!

Os impactos devem modificar seriamente a indústria, que precisará se adaptar a essa mudança. Hoje as fabricantes colocam no mercado uma infinidade de modelos à venda para tentar suprir as exigências de diferentes tipos de consumidores, isso deve acabar caso os Phonebloks se consolidem como possibilidade.

Você já sabe como vai querer seu novo smartphone? Provavelmente ainda vai demorar um pouco até isso se concretizar, mais muitas pessoas já aguardam ansiosamente.

Mais informações sobre esse projeto, conceitos chave e detalhes técnicos você encontra no site phonebloks.com.

Por Bruno Hardt



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *