Inclusão de nono dígito nos números de celulares do Rio de Janeiro e Espírito Santo

  

  

A partir do dia 27 de outubro de 2013 os celulares cujos DDD são 21, 22, 24 Rio de Janeiro – e, 27 e 28 no Espírito Santo terão acrescidos no início de seus números o dígito 9, assim como os celulares do Estado de São Paulo desde agosto de 2012.

De acordo com Afonso Feijó, coordenador de numeração da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, ligações realizadas apenas com os oito dígitos serão efetuadas apenas até o dia 5 de novembro, passando por um período de quase três meses – 6 de novembro a 3 de fevereiro de 2014 – com informações em mensagens de voz, no momento da ligação, que informem sobre a obrigatoriedade do uso do dígito 9 para a realização das ligações. É possível que as chamadas não sejam completadas usando apenas os oito dígitos.


A ANATEL informa que até 2016 o dígito 9 será implementado em todos os Estados do Brasil. Até o fim do ano que vem os Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Roraima e Amapá terão sido modificados. Para o ano de 2015 serão os seguintes Estados: Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. Com previsão de modificação de oito para nove dígitos no número dos celulares para até dezembro de 2016 serão feitos nos três Estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Acre, Rondônia, Tocantins e Estados do Centro-Oeste. 

Feijó afirma que a utilização das redes sociais como fontes de informação para a população foram e continuam sendo usadas para informar a todos sobre a modificação no sistema de ligações celulares. Grandes empresas receberam cartas e telefonemas informando o acréscimo do número 9, além de SMS enviados a todos os usuários.

Celular nono digito

  

Foto: Divulgação

Para os mais de 23 milhões de telefones celulares no Rio de Janeiro e os mais de quatro milhões no Espírito Santo, aqueles cidadãos que possuírem smartphones podem buscar por aplicativos que realizarão, gratuitamente, a modificação do dígito 9 na agenda de contatos. Os aplicativos estão disponíveis para os sistemas iOS, Android e Windows Phone. Porém, não é garantido que os aplicativos funcionem de maneira correta, pois dependem da forma como que cada usuário informa o DDD e os números dos celulares de seus contatos. Os aplicativos gratuitos são 9d+, Novo Numero Brasil e 9DigitosFree. Cobrando o valor de R$ 2,17 o aplicativo 9Digito RJ/ES também realiza a função de adicionar o nono dígito na agenda do celular.

Para quem não entende o motivo de tal modificação, a ANATEL informa que a inclusão de um dígito a mais fornece o aumento de 44 milhões de números celulares possíveis para 90 milhões. 

Por Jacqueline Bogarin Marinzeck

Deixe uma resposta