4G poderá interferir no sinal de TV



  

A tecnologia 4G, recentemente lançada pelas operadoras brasileiras de telefonia, pode interferir no sinal da televisão. Esse alerta é do setor de radiodifusão que chama a atenção da Anatel para o problema, baseado em estudo realizado no mercado japonês.

Atualmente, a tecnologia 4G no Brasil utiliza a faixa de 700 MHz para fazer sua operação. No entanto, essa mesma frequência é ocupada por emissoras de televisão analógicas. Caso as duas tecnologias sejam usadas com o mesmo espectro, provavelmente haverá interferências no sinal de ambos.

Essa afirmação foi baseada em um estudo feito pelo governo japonês. Segundo o estudo, os gastos com filtros para televisores e celulares superaram a marca dos US$ 3 bilhões. Para que isso se resolva, a faixa de 700 MHz deve ser ocupada pela televisão que deve passar sua transmissão para a TV digital, antes que a prestação de serviços 4G seja iniciada.





Não há ainda qualquer estimativa sobre o custo da adaptação dos aparelhos no Brasil. Mas o que não há duvida é que o dinheiro do contribuinte brasileiro será gasto mais uma vez por uma falta de planejamento na implementação do 4G.

Por BCC



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *